26.2 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralSeu pet sofre com problemas nas articulações? Saiba como reconhecer os sinais...

Seu pet sofre com problemas nas articulações? Saiba como reconhecer os sinais e preservar sua mobilidade

A boa saúde das articulações é determinante para o conforto e bem-estar dos cães e gatos. De maneira geral, os gatos, por menores que sejam, tendem a sofrer com doenças articulares em algum momento até o fim da vida. Do mesmo modo, os cães, especialmente os de raças maiores, têm grandes possibilidades de ter quadros comprometedores da mobilidade e flexibilidade.

“A perda da saúde articular e, consequentemente, da mobilidade e flexibilidade, está ligada a diferentes fatores. E alguns deles podem ser prevenidos”, alerta a médica-veterinária Patricia Guimarães, coordenadora de Serviços Técnicos da Unidade Pet da Vetoquinol Saúde Animal.

A falta de atividades físicas ou interativas no ambiente de convívio, dieta de baixa qualidade e obesidade estão entre os fatores que podem ser manejados para não amplificar as possibilidades do desenvolvimento de problemas nas articulações. Já em idade avançada, os problemas comportamentais e a predisposição genética e racial são fatores incontroláveis, mas também podem ser monitorados com visitas regulares ao médico-veterinário.

“É muito importante que o tutor seja fiel às consultas periódicas à clínica para garantir o bem-estar dos seus pets. Os dados mostram que 60% dos gatos a partir de 6 anos de idade apresentam perda de mobilidade e flexibilidade e esse percentual sobe para 90% quando estes animais atingem os 12 anos de idade”, reforça Patricia. Além disso, por uma questão de instinto, os felinos ocultam sinais de dor e desconforto, o que dificulta o diagnóstico precoce e faz com que os problemas articulares só sejam percebidos quando já estão mais avançados.

Já entre os cães, os animais das raças Labrador, Golden Retriever, Pastor Alemão, Rotweiller, Bulldog (inglês e francês), Dachshund e São Bernardo têm maior probabilidade de desenvolver enfermidades articulares por questões como peso, obesidade, características morfológicas e genéticas.

Como consequência da perda de mobilidade, eles passam a ganhar peso, perder massa muscular e desenvolver diversos problemas osteoarticulares, digestivos, comportamentais e cognitivos. Esse conjunto de fatores influencia a brusca redução da expectativa de vida.

A saúde articular é um dos pilares do bem-estar dos cães e gatos e a Vetoquinol, uma das dez maiores indústrias farmacêuticas veterinárias do mundo, reconhecida por desenvolver soluções que promovem saúde e qualidade de vida aos animais, tem esse compromisso no centro de sua atuação. Pensando nisso, foi desenvolvido Flexadin® Advanced, um suplemento alimentar indicado para pets de todas as idades, raças e portes, disponível em duas versões: uma específica para cães e outra para gatos.

“Independentemente da espécie, Flexadin® Advanced contém em sua composição o colágeno de frango tipo II não desnaturado, ingrediente que auxilia na preservação da cartilagem e contribui para a redução da inflamação e da dor, proporcionando mais conforto, mobilidade e flexibilidade às articulações dos cães e dos gatos. Além disso, seus tabletes são mastigáveis e altamente palatáveis, podendo ser oferecidos como petisco, o que melhora a aceitação pelo pet e torna a administração muito mais prática para o tutor”, explica a médica-veterinária.

“Flexadin® Advanced é mais uma solução inovadora que reforça o compromisso da Vetoquinol em promover o bem-estar animal, contribuindo com articulações saudáveis, para uma vida mais ativa e com maior qualidade e liberdade de movimentos”, ressalta Patricia Guimarães.

Fonte: Irvin Dias

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS