20.2 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralSetembro Amarelo: equoterapia é efetiva em tratamento de transtornos mentais

Setembro Amarelo: equoterapia é efetiva em tratamento de transtornos mentais

De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio relacionam-se às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. No Brasil, a entidade estima cerca de 14 mil casos ao ano.

A AEV – Associação de Equoterapia Vassoural, atua de forma efetiva em apoio psicossocial tanto dos praticantes da equoterapia e de seus familiares. São mais de 50 famílias que, mensalmente, são acolhidas e recebem orientações efetivas relacionadas aos cuidados com a saúde mental. “A equoterapia ajuda ao praticante em transtornos de depressão e ansiedade usando os cavalos como meio de intervenção terapêutica”, esclarece o psicólogo Vinícius, da Associação de Equoterapia Vassoural.

De acordo com o profissional, a equoterapia é empregada para o tratamento de diversos transtornos psicológicos pois o movimento tridimensional do cavalo gera estimulação, que regula a parte emocional e motora do indivíduo, contribuindo no humor e na ansiedade. “A interação com o cavalo facilita na expressão emocional e na construção da autoestima, confiança e autonomia e, na equoterapia, a relação terapêutica com o animal é muito importante, promovendo um ambiente de confiança e segurança, pois o praticante sente-se confortável com o cavalo, que atua como facilitador de processamento de suas emoções”, ele ressalta.

O Setembro Amarelo é a maior campanha “anti estigma” do mundo e, em 2024, o lema é “Se precisar, peça ajuda”

Fonte: Luciene Gazeta – Matriz da Comunicação

spot_img
spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS