A lista de cursos de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS) do mês de setembro já está disponível no site do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (FAESC). São mais de 340 capacitações gratuitas em diversos municípios de todas as regiões. A iniciativa tem por objetivo auxiliar no desenvolvimento da produção de alimentos de forma sustentável e promover avanços sociais no campo.
Os cursos são realizados em parceria com os Sindicatos Rurais e contemplam mais de 4.000 produtores e trabalhadores rurais que buscam fomentar o conhecimento para aumentar a produtividade no campo. São qualificações que transmitem técnicas para melhorar a gestão das propriedades e desenvolver atividades de complementação de renda.
O presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo, destaca que os treinamentos continuam seguindo todas as medidas de prevenção à covid-19 determinadas pelos órgãos de saúde estaduais e municipais. “Os resultados nos mostram o quanto é importante oferecer capacitações constantes, priorizando todos os cuidados possíveis com a saúde, para que produtores e trabalhadores rurais possam aperfeiçoar suas habilidades para produzir alimentos com qualidade e, consequentemente, aumentar a renda”.
O superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, complementa que os cursos atendem às demandas levantadas pelos Sindicatos Rurais, cooperativas e parceiros do setor. “As qualificações da Formação Profissional Rural auxiliam no desenvolvimento de habilidades e atitudes para a vida produtiva e social atendendo às necessidades de efetiva qualificação para o trabalho. As capacitações da Promoção Social auxiliam no desenvolvimento de atitudes que favorecem a melhoria da qualidade de vida e participação na comunidade”.
Interessados nos treinamentos devem procurar o Sindicato Rural do seu município para inscrições. As capacitações estão disponíveis no site do SENAR/SC (www.senar.com.br), com especificação de carga horária, local e data.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE ALGUNS CURSOS DO MÊS
O oeste catarinense receberá cerca de 40 cursos em vários municípios. A programação contempla capacitações como: Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural; Bordado com Patchcolagem; Organização da Propriedade Rural – Programa 5S; Casqueamento em Bovinos; Aumento da Produtividade do Mel; entre outros.
No extremo oeste, serão mais de 30 cursos. Alguns deles são: Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural; Proteção de Nascentes; Conservas de Frutas, Hortaliças e Temperos; Jardinagem; Manejo de Colmeia; Boas Práticas de Manipulação de Alimentos; entre outros.
O meio oeste oferecerá mais de 40 capacitações: Programa Especial – Inclusão Digital Rural – Iniciação à Informática; Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural; Confeitaria; Saneamento Básico no meio Rural; Prevenção às Deficiências na Área Rural; Olericultura Básica; Meliponicultura; entre outros.
No planalto serrano serão cerca de 40 cursos. A programação inclui capacitação sobre Processamento de Carne Ovina; Conservas de Frutas, Hortaliças e Temperos; Bordado com Patchcolagem; Motosserra – Operação e Manutenção no Corte de Árvores; Programa Especial Negócio Certo Rural e vários outros.
No sul serão realizados mais de 70 treinamentos em vários municípios. Alguns deles são: Conservas de Frutas, Hortaliças e Temperos; Inclusão Digital Rural – Informática Básica; Produção Caseira de Pães e Biscoitos; Produção de Frangos e Ovos Caipiras; Processamento de Carne de Frango; entre outros.
A programação no norte conta com aproximadamente 60 cursos. O cronograma inclui capacitações como: Segurança e Saúde no Trabalho com Agrotóxicos – NR 31; Culinária de Peixes e Frutos do Mar; Saneamento Básico no meio Rural; entre outros.
No vale do Itajaí a programação inclui aproximadamente 80 capacitações: Beneficiamento e Conservação de Pescado; Floricultura; Produção Caseira de Pães e Biscoitos; Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural; Artesanato de Crochê e Tricô; entre outros.
Fonte: MB comunicação