Iniciativa, realizada em parceria com os Sindicatos Rurais, visa auxiliar no desenvolvimento da produção de alimentos de forma sustentável e promover avanços sociais no campo.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (FAESC), oferece 42 cursos de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS) gratuitos no planalto serrano.
A programação inclui capacitações sobre Inseminação artificial em bovinos; Segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos – NR 31; Produção caseira de massas para congelamento; Turismo rural – planejamento e implantação de negócios; Emissão de guias de trânsito animal (e-GTA) e de origem de produtos vegetais (e-Origem); Operação e manutenção de roçadeira; Motosserra – operação e manutenção no corte de árvores; entre outros.
Em todo o Estado são 274 capacitações em diversos municípios. A iniciativa tem por objetivo auxiliar no desenvolvimento da produção de alimentos de forma sustentável e promover avanços sociais no campo.
Os cursos são realizados em parceria com os Sindicatos Rurais e contemplam mais de 4.000 produtores e trabalhadores rurais que buscam fomentar o conhecimento para aumentar a produtividade no campo. São qualificações que transmitem técnicas para melhorar a gestão das propriedades e desenvolver atividades de complementação de renda.
O presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo, destaca que os cursos são essenciais para aperfeiçoar o conhecimento dos participantes sobre novas técnicas e inovações nas propriedades. “Os resultados nos mostram o quanto é importante oferecer capacitações constantes para que produtores e trabalhadores rurais desenvolvam suas habilidades visando aumentar a produtividade e a renda”.
Segundo o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, a programação atende as demandas levantadas pelos Sindicatos Rurais, cooperativas e parceiros do setor. “As qualificações da Formação Profissional Rural auxiliam no desenvolvimento de habilidades e atitudes para a vida produtiva e social atendendo as necessidades de efetiva qualificação para o trabalho. As capacitações da Promoção Social são essenciais para o desenvolvimento de atitudes que favorecem a melhoria da qualidade de vida e participação na comunidade”.
Segundo o SENAR/SC, os treinamentos continuam seguindo todas as medidas de prevenção à covid-19 determinadas pelos órgãos de saúde estaduais e municipais.
Interessados nos treinamentos devem procurar o Sindicato Rural do seu município para inscrições. As capacitações estão disponíveis no site do SENAR/SC (www.senar.com.br), com especificação de carga horária, local e data.
Fonte: MB Comunicação