Oportunidades não faltam para quem busca qualificação com foco no meio rural. Todos os meses o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (FAESC), oferece cursos gratuitos em várias áreas. Em dezembro serão 250 novas capacitações promovidas em parceria com os Sindicatos dos Produtores Rurais do Estado.
Os cursos estão disponíveis no site www.senar.com.br, com especificação de carga horária, local e data. A iniciativa contempla mais de 4.000 produtores e trabalhadores rurais que buscam fomentar o conhecimento para aumentar a produtividade e promover inovações nas propriedades.
As qualificações gratuitas fazem parte dos programas de Formação Profissional Rural (FPR) e da Promoção Social (PS). O primeiro contempla cursos com foco para os seguintes segmentos: agricultura, agroindústria, aquicultura, atividades de apoio agrossilvipastoril, atividades relativas à prestação de serviços e pecuária. Já as capacitações da Promoção Social incluem treinamentos nas áreas de alimentação e nutrição, artesanato, educação, organização comunitária, saúde e silvicultura.
Para o presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo, o aperfeiçoamento profissional é o melhor caminho para o sucesso. “Com os cursos que oferecemos, aliado às demais ações de assistência técnica e profissional, contribuímos para a implantação de novas práticas de produção, bem como para o investimento em atividades de complemento da renda, em novas tecnologias e para a preservação dos recursos naturais. Tudo isso resulta em qualidade e melhoria na geração de renda”.
Segundo o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, a programação atende as demandas levantadas pelos Sindicatos Rurais, cooperativas e parceiros do setor. “A alta procura pelos cursos e os feedbacks que temos dos produtores e trabalhadores participantes confirmam resultados expressivos tanto na melhoria da produtividade quanto em outros aspectos que beneficiam as famílias e toda a cadeia produtiva”.
Interessados devem procurar o Sindicato Rural do seu município para inscrições. Confira programação completa: http://www2.senar.com.br/Evento.
Fonte:MB Comunicação Empresarial