O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) destacou o avanço das “Metodologias de Mobilização e Inovações Tecnológicas nas ações pela Administração Central”, durante o 2º Encontro de Colaboradores dos Sindicatos Rurais. O evento, organizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) com apoio do Senar/SC, ocorreu na quinta e sexta-feira, dias 7 e 8, em São José, na região da Grande Florianópolis.
A apresentação foi conduzida pela diretora adjunta da Diretoria de Educação Profissional do Senar, Fabíola Bomtempo, e pela assessora técnica da Administração Central, Carolina Pietrani Pereira, que trouxeram várias novidades ao público do evento.
Entre os destaques esteve o “Senar Play” – ambiente virtual que reúne, gratuitamente, um amplo conteúdo educativo na área de agronegócio, disponível para os produtores rurais. De acordo com Fabíola, Santa Catarina já registra 12.234 participantes este ano e os cursos mais procurados são: “Auxiliar em saúde animal”, “Captura de abelhas sem ferrão”, “Excel intermediário”, “Farmácia veterinária na propriedade rural” e “Meliponicultura: criação de abelha sem ferrão”.
“É uma satisfação compartilhar atualizações sobre essas novas tecnologias educacionais que vão de encontro às necessidades do produtor rural, como o Senar Play, além da divulgação de tudo o que estamos fazendo em termos de tecnologia para a Formação Profissional Rural (FPR), para a Promoção Social (PS) e para a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG)”, afirmou Fabíola.
O PAPEL DO MOBILIZADOR NA EDUCAÇÃO RURAL
Carolina falou sobre o papel dos mobilizadores dentro da metodologia educacional do Senar e trouxe também a nova trilha da formação metodológica. Explicou que as Administrações Regionais do Senar realizam oferta educativa a partir das necessidades de Formação Profissional Rural e Promoção Social dos municípios e do estado.
Reforçou que o desenvolvimento dos cursos e programas é viabilizado por meio das parcerias com as entidades sindicais e seus agentes mobilizadores. “O papel do mobilizador é fazer com que as pessoas do meio rural sejam mais atuantes nas comunidades onde vivem, utilizando as melhores práticas produtivas em suas propriedades e participando das ações de FPR e das atividades de PS, com o apoio dos serviços da ATeG”.
A assessora técnica da Administração Central do Senar realçou, ainda, que a Trilha de Formação de Agentes, disponível na educação corporativa, foi desenvolvida com recursos instrucionais acessíveis, vivência prática e proximidade para que os mobilizadores possam ter uma formação adequada e para que o Senar consiga esclarecer suas eventuais dúvidas. “A ideia é formar e capacitar os nossos mobilizadores com conhecimento para atuarem na ponta”, ressaltou Carolina.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, enfatizou a importância da apresentação das ações do Senar Nacional para os colaboradores dos Sindicatos Rurais, destacando o impacto positivo das inovações tecnológicas no fortalecimento da educação e desenvolvimento rural. “É essencial que os profissionais dos Sindicatos Rurais estejam atualizados sobre as iniciativas do Senar para que, possam mobilizar os produtores a participarem dos cursos e da ATeG, promovendo o fortalecimento dos negócios no campo.”
Fonte: MB Comunicação Empresarial