O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com os 93 sindicatos rurais do estado prevê a realização de mais de 750 ações educacionais para junho. Os treinamentos mais solicitados do mês são voltados para o setor de maquinário e implementos agrícolas, totalizando 21% da demanda.
Dentre os cursos mais demandados da área estão os de operação de tratores agrícolas; aplicação de agrotóxicos utilizando o pulverizador autopropelido; manutenção e operação de colhedora de algodão e mecânico de tratores.
Ganham destaques como maiores demandantes os municípios de Sapezal com 42 treinamentos solicitados para o mês, Campo Verde com 26 e Diamantino com 24.
Com a chegada do período da seca, os treinamentos sobre o controle e a prevenção do fogo como Formação de Brigada de Incêndio e Prevenção e Controle do fogo na agricultura também são bastante demandados.
Vale ressaltar que a programação de treinamentos ofertada pelo Senar-MT em parceria com sindicatos rurais, está sujeita a modificações em função dos decretos municipais e estaduais, relacionados à pandemia de Covid-19.
Para conhecer os cursos disponíveis em cada município, os interessados devem entrar em contato com o sindicato rural local. O Sistema Famato também disponibiliza um portal de acesso com o contato de todos os sindicatos rurais de Mato Grosso. Para conferir basta clicar no link: https://sistemafamato.org.br/portal/sindicatos/index.php.
Fonte: Seenar/MT