A Ana Cristina Damasceno mora em Goiânia e já tentou várias vezes fazer um gramado em casa. Ela compra os tapetes de grama, afofa bem a terra, faz o plantio, rega todos os dias, mas logo aparecem minhocas no terreno que parecem roubar os nutrientes da planta. Os tapetes de grama acabam se desintegrando e só algumas mudinhas ralas permanecem.
Ana Cristina Damasceno: “O que fazer para ter um gramado bonito e resistente?”
Resposta: A Ana Cristina está fazendo o correto ao afofar bem a terra. Mas isso não é o suficiente. Existem solos que não tem nutrientes suficientes, então precisam de uma ajudinha. Como se trata de uma área menor, o ideal é comprar calcário em lojas agropecuárias ou de jardinagem. Se conseguir, deve distribuir um pouco por cima da terra fofa. Não precisa deixar tudo branquinho. É preciso colocar como se fossem pitadas.
Outra forma de melhorar pode ser com distratos, que podem ser comprados, facilmente, nos mercados ou floriculturas. É possível comprar também esterco e adubo. Existem em quantidades menores. Pode ser a forma 04-14-08 ou 05-25-15. O ideal é salpicar o fertilizante e misturar, afofando bem. Se quiser, pode deixar o adubo para depois, que também dá certo. Faça o plantio e regue. Quando perceber que pegou, pode misturar ureia na água e aguar normalmente no finalzinho do dia. Na embalagem vem uma medida para ajudar.
Caso não seja possível encontrar calcário, a orientação é pegar cascas de ovos, deixe secar e bater no liquidificador até virar pó. Pode se misturar na terra fofa e até mesmo por cima do gramado. Pode fazer isso a cada seis meses. O esterco também pode ser colocado por cima e ir molhando. É preciso ter cuidado para não encharcar muito o solo.
Quanto às minhocas, elas até ajudam. Mas para isso o solo precisa ter nutrientes. Caso não tenha, elas realmente buscarão isso na grama. Por isso, a importância de fazer a recomposição do solo com as sugestões acima. E também evitar molhar o jardim todos os dias. Quanto mais umidade, mais minhocas.
As dúvidas foram respondidas pela instrutora de Manejo de Pastagens do Senar Goiás, Letícia Vilela
Saiba mais sobre gramas
O mercado de cobertura vegetal de solo do Brasil tem um potencial de R$ 548 milhões por ano, de acordo com estimativas do Portfólio de Serviços Ambientais da Embrapa. Esse portfólio nada mais é que a carteira de projetos que a empresa de pesquisa agropecuária desenvolve nessa área. Para ajudar a incrementar esse mercado, a Embrapa Pecuária Sudeste lançou um passo a passo sobre a produção comercial de sementes de Paspalum notatum, variedade notatum, que no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil é conhecida como grama batatais, gramão ou grama mato-grosso, entre outros nomes. A época ideal para o início do plantio é a primavera e o terreno onde será feita a produção de sementes deve ser plano, de fácil acesso, livre de obstáculos à colheita mecanizada tais como valetas, troncos, cupinzeiros etc., de solo profundo e bem drenado. Essas e outras orientações sobre características de variedades dessa grama, controle de pragas, adubação, manejo, colheita, secagem, beneficiamento e armazenamento podem ser acessadas gratuitamente no link do QR Code.
Orientações sobre gramas
Link: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/213146/1/Documentos-136.pdf