O mercado de sementes de sorgo no Brasil registrou um crescimento significativo de 23% em 2023, impulsionado por uma expansão contínua da cultura nos últimos 30 anos. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a área plantada saltou de 150 mil para 1,4 milhão de hectares, enquanto a produtividade subiu de 1,8 para 3,4 toneladas por hectare — um expressivo aumento de 81%.
Para acompanhar essa evolução e atender à crescente demanda dos produtores, a Sempre AgTech, empresa referência em melhoramento genético e biotecnologia, lançou o híbrido S65G25. Este novo híbrido destaca-se por seu ciclo superprecoce de 105 dias, ideal para plantios mais tardios, além de sua robustez em diferentes condições de solo e clima. Com alta tolerância ao estresse hídrico e baixo fator de reprodução de nematoides, ele assegura maior estabilidade e produtividade, mesmo em cenários adversos.
Segundo Charles Hobi Zimmer, gerente de P&D da Sempre AgTech, o grande diferencial do S65G25 é sua capacidade de florescer rapidamente, em torno de 52 dias após o plantio, o que permite que ele se beneficie das chuvas do início da safra, garantindo um melhor enchimento de grãos e maior rendimento. “Esse híbrido é um dos mais rápidos do mercado, o que é uma grande vantagem quando o plantio é feito mais tarde, especialmente no Brasil central, onde a chuva tende a diminuir”, explica Zimmer.
A companhia está presente nas principais áreas produtoras no país, como nas regiões do Cerrado, Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul. Nos últimos anos, tem intensificado investimentos em pesquisa e inovação para sementes, além do lançamento de uma linha especial de produtos biológicos. A Sempre AgTech possui quatro unidades específicas para Pesquisa e Desenvolvimento nos estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Goiás, com equipes dedicadas 100% do seu tempo à inovação.
Diante das novas exigências do mercado, a expectativa da Sempre AgTech é lançar cada vez mais novos produtos que tragam eficiência e produtividade ao agronegócio brasileiro, com o grande foco na sustentabilidade e nas soluções 100% nacionais.
“Precisamos depender menos das tecnologias importadas para resolver os problemas da nossa agricultura. Como nação brasileira, cabe a nós resolvermos os desafios da agricultura tropical. Por isso, estamos ampliando ainda mais nosso portfólio para atender os produtores de todo o Brasil, e cada produto que lançamos possui um posicionamento específico para cada região”, destaca o diretor de Marketing da Sempre AgTech, Guilherme Trotta.
Fonte: AgroUrbano Comunicação