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Semana do Pescado é aberta em São Paulo com presença do ministro

Foi aberta oficialmente nesta quinta (31) a 20ª Semana do Pescado, uma campanha que busca estimular o consumo de peixes e frutos do mar em um período intermediário entre a Semana Santa e as festas de final de ano. A cerimônia de lançamento teve a presença do ministro da Pesca e Aquicultura (MPA), André de Paula, que foi recebido pelos superintendentes da Pesca e Aquicultura nos Estados de São Paulo, Audrey Rodrigues, e em Roraima, Hilton Xavier. Também participou da recepção o superintendente da Agricultura e Pecuária no Estado de São Paulo, Guilherme Campos, representando o ministro Carlos Fávaro, da Agricultura e Pecuária (Mapa).

A solenidade aconteceu em um hipermercado na rua Pamplona, na capital paulista, com a presença de representantes do setor público e da iniciativa privada. O ex-ministro da Pesca Altemir Gregolin foi o primeiro a se pronunciar e disse que o aumento do consumo é estratégico para ampliar a produção e transformar o Brasil em um grande produtor mundial do pescado.

Em seguida, André de Paula disse que o MPA pretende expandir sua participação em eventos como a Semana do Pescado, que nos últimos anos vinha sendo protagonizada pela iniciativa privada. “Minha presença sinaliza a importância de ações como essa”, afirmou.

Ele lembrou que o setor conseguiu isonomia tributária em relação aos impostos cobrados sobre as rações que alimentam peixes. “Obtivemos essa conquista graças à nossa parceria com o parlamento. Queremos ampliar nosso relacionamento com a iniciativa privada, governos estaduais e municipais e com o Congresso, dialogando sempre com deputados e senadores”, afirmou André de Paula.

O ministro falou ainda da importância da recriação do MPA e elogiou o colega Carlos Fávaro, da pasta da Agricultura e Pecuária. “Por mais sensível que possa ser o ministro da Agricultura, como é o Fávaro, que tem nos ajudado muito, a recriação renova a oportunidade e estabelece interlocução direta do presidente Lula com o setor. Isso faz uma diferença que vocês não podem imaginar”, afirmou.

O SETOR

De acordo com o Anuário Peixe BR da Piscicultura, lançado em 2023, das 860 mil toneladas produzidas pelo Brasil, 63,9% são tilápia. No entanto, o crescimento do mercado de pangasius vem chamando a atenção. O consumo interno deste peixe em 2023 chegou a 28.407 toneladas e a expectativa é que a espécie tenha potencial para gerar R$ 500 milhões na cadeia produtiva.

Fonte: Ana Maria Dantas de Maio 

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