20.7 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralSem atualizações da Lei de Sementes, entidades argentinas dizem que colheita de...

Sem atualizações da Lei de Sementes, entidades argentinas dizem que colheita de soja “será um caos”

Como advertiram as Confederações Rurais Argentinas (CRA) em várias oportunidades, o ano de 2016 segue sem debate, tratamento e nem ao mesmo sanção de uma nova Lei de Sementes que supere a vigente no país.

“Com produtores que já começaram o plantio de soja correspondente à safra 2016/17, o comércio de grãos será um verdadeiro caos dentro de um contexto de colheita que poderia chegar a ser recorde quanto à produção”, disse a entidade, por meio de um comunicado.

“Sem lei que supere a atual e fundamentalmente sem que algumas das partes envolvidas estejam dispostas a ceder e negociar para alcançar um mercado transparente e competitivo de sementes que permita a inovação tecnológica, os produtores agropecuários seguirão nesta nova safra encerrados dentro do questionado sistema ‘Bolsatech’*, que torna vulneráveis os usos e os costumes tradicionais da comercialização de grãos”, adicionou.

O CRA ainda aponta que, ao longo do ano, foi perdida a oportunidade de criar bases para que os produtores, a indústria de sementes e o Estado Nacional desenhassem e aprovassem um marco legal e de fiscalização modernos que permitisse incrementar de formar sustentável um mercado competitivo e transparente de sementes, além da pesquisa, do desenvolvimento e do emprego.

*O Bolsatech é um sistema alternativo criado para evitar o débito automático de royalities implementadas pela soja da Monsanto. Na Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA), ele detecta a presença da Intacta RR2 PRO em uma comercialização de soja e emite um certificado para enviar à Monsanto, para que a empresa reivindique o pagamento de royalities ao produtor.

Com informações do Infocampo.com.ar

Por: Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS