O ovo é um alimento com diversos benefícios para quem o consome, como o aumento da massa muscular, a melhora da memória e da concentração e o fortalecimento do sistema imunológico. Além dos benefícios nutricionais que o ovo oferece, há uma imensa variedade de usos para sua casca, tanto no jardim quanto em casa, por exemplo. Por esse motivo, reunimos uma seleção de coisas surpreendentes que você pode fazer para aproveitá-las.
Germinar plantas em vaso
Reaproveitar as cascas é, além de interessante para a pele e as plantas, uma excelente forma de promover a sustentabilidade. Afinal, essa atitude reduz a quantidade de lixo e anda de mãos dadas com a produção natural desse riquíssimo alimento. Uma excelente maneira de fazer isso é por meio do uso do item como sementeira.
Para isso, separe metade da casca de um ovo. Encha-a de terra e deixe um buraco pequeno na superfície. Coloque sua semente e cubra o espaço com dois centímetros de terra. Assim que ela germinar, transfira a planta para um vaso e use a casca no formato de adubo.
Enfeitar espaços em datas comemorativas
Retomando o conceito de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, é possível usar as cascas como decoração. Seja na criação de velas, com a ajuda dos óleos essenciais, seja na Páscoa, em forma de ovos de chocolate, o importante é deixar a criatividade fluir.
Você pode, por exemplo, pintar as cascas quebradas nas suas cores favoritas e recheá-las com bombons em datas comemorativas. Além disso, é possível criar diversas brincadeiras festivas e divertidas com as crianças, escondendo as peças recheadas e pedindo que encontrem.
Arear panelas
As esponjas de aço são muito úteis. Contudo, além de causar alguns danos à natureza, nem sempre estão disponíveis. Que tal substituí-las pela casca do ovo? Para isso, basta esfregá-las, após a trituração, dos restos de comida que ficam grudados no fundo do recipiente. Em poucos minutos, ele estará brilhante e limpo.
Adubar
Outra grande utilidade da casca do ovo é seu uso em forma de adubo. Rica em cálcio, ela permite que esse mineral seja reposto na terra. Ele é retirado, por meio da raiz, pela planta — o que pode causar um déficit em seu crescimento e, até mesmo, o aparecimento de doenças.
Além de corrigir o solo, as cascas são excelentes repelentes. Caso decida utilizá-las dessa maneira, não é preciso passar por todo o processo de transformá-las em farinha. Simplesmente triturá-las será suficiente.
Fonte: Fabiano Matos