19.7 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralSeis startups vencedoras do edital de inovação são apresentadas na AgroBrasília 2025

Seis startups vencedoras do edital de inovação são apresentadas na AgroBrasília 2025

Tecnologia, sustentabilidade e soluções para o campo foram os destaques da apresentação dos seis projetos selecionados no edital de inovação promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com a Coopa-DF. O evento ocorreu nesta quinta-feira (22), no AiTec, espaço de tecnologia e inovação da AgroBrasília 2025.

As startups vencedoras receberão, cada uma, um aporte de R$ 150 mil para desenvolver soluções aplicadas diretamente no campo, com prazo de 12 meses para implementação. A expectativa é que os resultados sejam apresentados na próxima edição da feira, em 2026.

Durante a apresentação, Isabela Mendes Gaia, gerente de Difusão de Tecnologias da ABDI, destacou a importância da iniciativa para fortalecer o ecossistema de inovação regional. “É uma alegria muito grande estar aqui. A gente vê o quanto a inovação tem crescido na AgroBrasília, muito pelo esforço da cooperativa, da feira. Isso mostra como a coordenação de ações no ecossistema tem ajudado a impulsionar esse crescimento”, afirmou.

Ela também ressaltou que o momento é de colocar as ideias em prática. “Agora entramos na fase de implementação. As startups estão bastante animadas, e vimos a qualidade das soluções que vêm por aí. São tecnologias que já estão sendo aplicadas em outros lugares e, agora, vão gerar impacto aqui também. É trazer a tecnologia cada vez mais próxima do produtor rural, gerando eficiência, produtividade e competitividade”, completou Isabela.

Franceska Censi, integrante do Conselho de Administração da Coopa-DF, afirmou que a cooperativa se sente honrada em participar do processo. “Estamos muito lisonjeados. É uma grande satisfação poder apoiar essas startups, acreditar nos projetos e ajudá-los a acontecer”, destacou. Para Franceska, o sucesso da iniciativa é fruto de uma construção coletiva. “É um projeto que começou no início do ano, com a assinatura dos contratos, e que só é possível graças à parceria com a ABDI e ao empenho de todos os envolvidos.”

As seis startups vencedoras desenvolverão soluções nas seguintes categorias: controle de máquinas agrícolas; gestão na pecuária; controle de pragas e doenças; armazenamento e pós-colheita; irrigação e gestão hídrica; e prevenção às mudanças climáticas. A expectativa, agora, é acompanhar de perto a implementação das tecnologias no campo e, no próximo ano, conferir os resultados que prometem transformar ainda mais a realidade do agronegócio no Planalto Central.

Fonte: AgroBrasília

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS