27.1 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralSegundo dia do Vacathon, da Embrapa Gado de Leite, tem Microsoft e...

Segundo dia do Vacathon, da Embrapa Gado de Leite, tem Microsoft e Belgo Bekaert Arames

No segundo dia do Vacathon – maratona de ideias 4.0 em produção de leite parte do movimento IDEAS FOR MILK –, ferramentas de TI, modelos de negócio e lapidação da ideia construção de pitchs, personas e estrutura de storytelling foram os destaques. E hoje é o grande dia: nove times apresentam suas ideias para a escolha dos projetos mais inovadores.

Antes das reuniões dos times das universidades, os estudantes acompanharam a palestra Farm Beats – Agricultura baseada em dados, com Ronan Damasco, diretor nacional de tecnologia Microsoft Brasil. Ele comentou que os dados representam o novo petróleo, uma verdade inquestionável.  Hoje a agricultura é baseada em dados, como exemplo ele citou as fazendas verticais, como tem sido feito em vários países. “A vantagem é o aumento da produtividade, redução de custos e garantia de sustentabilidade. Mas no Brasil temos alguns desafios para a implantação, pois essa tecnologia tem custo elevado, os recursos são limitados e é preciso conectividade para comunicação com sensores, internet, além da necessidade de capacitar o pessoal. Não adianta dar uma ferramenta e não saber usar”, explicou Damasco.

Guilherme Vianna, gerente de negócios da Belgo Bekaert Arames, falou sobre a importância do uso de cercas e arames na pecuária e que o maior desafio é identificar modelos de negócios para segmentos de arames para agropecuária. Um dos objetivos da empresa é aumentar a participação no mercado agro e entregar mais valor para os clientes, além dos arames. “Participamos do Ideas For Milk apresentando nossas principais tecnologias para cercamento, divisão de pastagem e biossegurança. É necessário um evento como este para mostrar por meio de novas tecnologias e cabeças pensantes o mercado de forma diferenciada. Assim podemos olhar para o futuro com mais qualidade, segurança, menor custo e fazer com que o desenvolvimento do agronegócio gere mais empregos e um caminho melhor para o mundo”, diz Vianna.

Encerrando o segundo dia, Alexandre Vasques, IoT & AL Black Belt Latin America da Microsoft, trouxe vários cases com tecnologias para mostrar as diversas atuações da Microsoft no mercado, mostrando que a inteligência artificial tem crescido, pois prediz situações por meio do uso de dados, se antecipa a problemas, além de evitá-los, diminuindo gastos, reduzindo riscos e melhorando a vida de empresas e pessoas.

O Vacathon faz parte do projeto IDEAS FOR MILK, realização da Embrapa Gado de Leite e parceria das empresas Agripoint, Kick Venture, Qranio, Carrusca Innovation e Texto Comunicação Corporativa. Em sua trajetória, o projeto já atraiu mais de 50 entidades parceiras e 25 instituições de ensino superior.

Fonte: Texto Comunicação Corporativa

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS