Informações em tempo real da produção, composto orgânico para otimizar a nutrição vegetal, plataforma para conectar produtores rurais a compradores, marketplace de experiências turísticas, gestão, controle e neutralização de créditos de carbono ativo são algumas das soluções apresentadas por startups catarinenses no estande do Sebrae/SC, no 26º Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho. O espaço foi disponibilizado pelo Sebrae Startups por edital de seleção, para empresas inovadoras que atuam com produtos ou serviços nos setores do agronegócio ou turismo. O objetivo é contribuir com a divulgação da marca, promover networking e favorecer o contato com novos clientes.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, explica que a entidade tem buscado a partir da construção de diversos projetos de inovação na região oeste catarinense a aproximação com setores tradicionais, como comércio, serviços e indústrias. Como exemplo de iniciativas cita o mapeamento dos ecossistemas de Chapecó, Concórdia e São Miguel do Oeste, e o Cidade Inovadora em Xanxerê. “O grande objetivo do Sebrae com esses movimentos de inovação é conectar setores e seus segmentos, nos quais estão a maior parte das micro e pequenas empresas”.
Trennepohl destaca que o Itaipu Rural Show é um palco apropriado para estabelecer conexões das diversas empresas rurais expositoras ou visitantes, uma vez que o evento é o maior da região na oferta de produtos e serviços para o agronegócio, tanto das pequenas propriedades rurais quanto das integrantes de grandes players como Aurora Coop, JBS ou BRF.
“Neste primeiro ano a intenção é aproximar essas startups de um setor extremamente tradicional, que é o precursor do desenvolvimento econômico da nossa região. No futuro, pretendemos ampliar essa iniciativa para que, em parceria com a Cooperitaipu, possamos ter um espaço específico para inovação”, antecipa.
NOTAS FISCAIS ELETRÔNICAS
O Piá do Zap, de Xanxerê, é uma interface intuitiva que simplifica a vida do produtor rural com inovação e tecnologia. O professor e CEO & Founder da Piá do Zap, Itamar Ferronato, explica que a startup começou no Ateliê do Empreendedor, uma disciplina dentro do programa de mestrado da Unoesc, com o objetivo de resolver uma dificuldade enfrentada por produtores rurais: a emissão de notas fiscais eletrônicas.
A validação da ideia, da solução e a definição do modelo de negócios ocorreram dentro da Consolti Labs, onde os sócios desenvolveram uma solução prática e acessível, que utiliza o WhatsApp para coletar as informações e devolver a nota fiscal emitida através de uma simples conversa.
Atualmente, a startup é composta por três sócios que integram uma equipe multidisciplinar: um administrador, uma agrônoma e um desenvolvedor. “Apresentar nosso modelo de negócios no Itaipu Rural Show é uma oportunidade estratégica para aumentar a visibilidade da solução, conectar-se ao mercado e expandir os serviços. Agradecemos o suporte recebido pelo Sebrae Startups e buscamos consolidar a solução como referência em inovação no agronegócio brasileiro”, enaltece.
VIAGENS PERSONALIZADAS
A Gloube, de Itá, é um marketplace que conecta viajantes a fornecedores de turismo personalizado de forma rápida, segura e transparente. A plataforma oferece uma solução completa tanto para quem deseja explorar novos destinos quanto para profissionais que buscam expandir seus negócios de maneira escalável e eficiente. A startup disponibiliza roteiros prontos para compra imediata, com informações desde a organização da mala até a vivência no destino; planejamento exclusivo e 100% adaptado às preferências do cliente, com suporte direto dos fornecedores; guias turísticos e expedições com experiências autênticas.
A startup nasceu em 2023 como um projeto de MBA de Laura Caon Vortmann e Mariana Rodrigues, que uniram sua paixão por viagens à percepção de desafios comuns enfrentados por turistas. “Nosso entusiasmo por tecnologia e inovação nos levou a buscar uma solução para tornar o planejamento de viagens personalizadas mais eficiente. A experiência pessoal foi decisiva para essa jornada. Como mãe, percebi a dificuldade de encontrar roteiros com informações completas para viajar com crianças, o que exigia horas de pesquisa. Já Mariana, adepta a viagens de última hora, enfrentava desafios para acessar informações atualizadas e descobrir vivências autênticas. Embora existam profissionais que criam roteiros personalizados, o mercado permanece descentralizado e pouco escalável”, relata Laura.
O objetivo principal da startup é democratizar o turismo personalizado por meio da tecnologia e inovação. As sócias almejam conectar viajantes a experiências únicas, promovendo tanto destinos mais conhecidos quanto aqueles ainda pouco explorados. “Acreditamos que o turismo pode ser uma ferramenta poderosa de desenvolvimento local”, complementam as empreendedoras. Para elas, participar do Itaipu Rural Show permite destacar segmentos estratégicos, como o turismo rural. “Queremos atrair novos fornecedores e proporcionar mais visibilidade para seus serviços, conectando-os com um público que busca experiências diferenciadas”, enfatizam.
Para o desenvolvimento do MVP, as sócias utilizaram recursos próprios. Em 2024, conquistaram dois importantes aportes via subvenção econômica da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC): os programas Mulheres + Tec e Impulsiona SC.
“Também participamos de iniciativas estratégicas como Jornada Startups, Programa Nascer e InovAtiva de Impacto, que foram essenciais para o crescimento e desenvolvimento do negócio. No fim de 2024, fomos incubadas pela Incubadora Tecnológica da Unochapecó (INCTECh), o que consolidou ainda mais nossa estrutura de inovação. Em 2025, nosso foco é expandir as vendas, fortalecer parcerias e ampliar a conexão entre fornecedores e viajantes. Além disso, estamos desenvolvendo novas funcionalidades que aprimorarão a experiência dos viajantes e a integração com os destinos”, finaliza.
Fonte: MB Comunicação Empresarial