A 2ª edição do Programa Saúde da Mulher Rural deste ano ocorreu em São José do Cerrito, na Serra catarinense, com a participação de 170 mulheres. A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de São José do Cerrito, o Poder Público Municipal e o Sicoob Credicaru.
As principais atividades envolveram palestras com os temas Saúde da mulher, Incontinência urinária, Terapias integrativas, Violência contra a mulher, Autismo, Golpes e fraudes, Atuação da Polícia Militar, Depressão e Hipertensão. O evento também contou com espaço de terapia com serviços de auriculoterapia, massagem, entre outros na área de saúde.
O presidente do Sindicato Rural, Zito Rogério Bitencourt, classifica como excelente a iniciativa dedicada ao conhecimento sobre temas de interesse das mulheres. “A palestra sobre violência doméstica e os vários assuntos que envolvem prevenção, cuidado à saúde e tratamento foram de extrema importância para o dia a dia do público feminino”.
A supervisora regional do Senar/SC, Stephanye Fanton, salienta que as mulheres saíram satisfeitas e motivadas do evento. “A ação foi planejada para que as participantes tivessem um dia dedicado ao cuidado do corpo e da mente. Tentamos trazer assuntos de interesse da comunidade, principalmente, na área de saúde preventiva. As parcerias com as entidades locais foram fundamentais para o sucesso do evento”.
A produtora rural Eliane Machado avalia de forma positiva a ação. “Foi um dia maravilhoso que envolveu saúde e beleza. Estamos muito gratas ao Senar/SC e aos parceiros locais pela oportunidade. Ficamos felizes em saber que as entidades e o município estão olhando para as mulheres cerritenses”.
Também estiveram presentes o prefeito José Dirceu da Silva, o vice Leonardo Garcia Heinzen, o presidente do Sicoob Credicaru, Carlos José Ramos, o tenente coronel da Polícia Militar Adair Alexandre Pimentel, a palestrante do Senar/SC, Maricelia Palavro, entre outras lideranças.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, explica que a programação é realizada anualmente com o objetivo de promover o acesso das mulheres da zona rural ao atendimento médico e à prevenção do câncer do colo do útero. “Também é um momento dedicado ao conhecimento sobre outros problemas que impactam a saúde do público feminino e sobre as mais variadas formas de prevenção para que possamos auxiliar no controle de fatores de riscos e melhorar a qualidade de vida das mulheres do campo”.
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, lembra que além do Programa destinado às mulheres também é realizado anualmente o Saúde do Homem Rural. “As ações são muito bem-recebidas pelo público e o impacto vem sendo extremamente positivo. Sabemos que, mesmo com o empenho dos Poderes Públicos, as condições de acesso aos serviços de saúde são mais limitadas no meio rural e, por isso, concentramos esforços e buscamos parcerias para concretizar as ações voltadas à saúde da melhor maneira possível”.
Fonte: MB Comunicação