3° módulo do webinar da SANPHAR abordará pontos críticos no programa de limpeza e desinfecção das granjas de aves e suínos, no dia 22 de setembro, às 18h
As inscrições são gratuitas e estão abertas em https://conteudo.sanphar.net/santalks-modulo-3
Conhecer os agentes patogênicos é chave para a escolha de ferramentas assertivas de limpeza e desinfecção das granjas de aves e suínos. Também é importante conhecer as diferentes formas de ação e os critérios de escolha dos desinfetantes. Mas, afinal, quais são os nossos maiores desafios sanitários e risco de biosseguridade? Essa discussão será o tema central do 3º módulo do webinar SANTalks #Biosecurity, no dia 22 de setembro, às 18h (horário de Brasília), no canal do YouTube da SANPHAR. O webinar terá a participação de dois dos mais importantes especialistas no assunto: Dr. Alberto Back, médico veterinário, diretor técnico do Mercolab e palestrante nacional e internacional nas áreas de sanidade e produção de aves, e a Dra. Jalusa Deon Kich, médica veterinária, líder do projeto Estudos sobre o Uso de Antimicrobianos na Suinocultura como Subsídio para ao Plano de Ação Nacional de Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos.
Entendemos o processo de desinfecção? Onde estamos falhando? Esses questionamentos serão apresentados pela doutora pela UFRGS e pesquisadora da Embrapa Suínos e Aves, Dra. Jalusa Deon Kich. “Esse tema é um dos pilares de biosseguridade das granjas, tanto em termos internos quanto externos e nos ajuda a evitar a transmissão de doença de uma granja para outra, quebrando o ciclo de contaminação de um lote para outro. Também vou abordar os momentos mais críticos ou que fazem a diferença para o bom funcionamento do processo de biosseguridade, além de abordar as novidades em termos de limpeza e desinfecção”.
Para o Dr. Alberto Back, Pós-Doutor em microbiologia veterinária pela University of Minnesota (EUA), a salmonella é um importante patógeno presente na cadeia produtiva e que precisa ser controlado. “Uma das maneiras para esse controle é por meio da desinfecção, que pode ser química, por calor ou tempo. Existem vários procedimentos que, quando usados em combinação, possibilitam reduzir o número de patógenos e, com isso, diminuir a chance da salmonella ser transmitida para os seres humanos. Vou trazer esses e outros pontos para discussão na palestra ‘Por que a desinfecção é tão importante no controle de Salmonella?”, informa o Dr. Back.
“A SANPHAR Saúde Animal realiza a série de eventos on-line SANTalks #Biosecurity com o objetivo de abordar as principais tendências e conceitos da biosseguridade na produção de suínos e aves e apresentá-los ao mercado de forma prática e objetiva. O ciclo de eventos conta com a participação de palestrantes renomados envolve cinco módulos”, finaliza Everton Gardezan, coordenador de marketing da SANPHAR.
A série teve início em 21 de julho e acontecerá em encontros virtuais até 17 novembro de 2021. Confira o cronograma e temas abordados no SANTalks #Biosecurity:
Módulo 4: 13 de outubro
Biosseguridade além da granja: pontos críticos a se considerar
Como monitoramos nosso programa de biosseguridade? Que ferramentas temos à disposição? Qual a importância do fluxo de veículos e comportamento das pessoas para o sucesso de um programa de biosseguridade? Questionamentos importantes, porém, pouco explorados.
Módulo 5: 17 de novembro
O que temos de novas oportunidades em biosseguridade?
Desinfecção a seco: um novo conceito que chega para auxiliar na redução da pressão de infecção na produção de aves e suínos. Experiência global e nacional da utilização desta ferramenta.
As palestras têm tradução simultânea em espanhol.
As inscrições estão abertas e são limitadas. Não perca:
As inscrições estão abertas e são limitadas. Não perca: https://conteudo.sanphar.net/santalks-modulo-3
Fonte: Giovanna Borielo