Uma comitiva de Santa Catarina, organizada pelo Sistema Faesc/Senar, participou nesta semana (dias 12 e 13), do II Encontro Nacional das Cadecs de Aves e Suínos, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), na sede da entidade, em Brasília. O evento debateu as boas práticas nas comissões de negociação e compartilhou experiências entre produtores integrados.
As Cadecs (Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração) foram criadas pela Lei da Integração (13.288/2016) com o propósito de mediar a relação entre produtores e indústrias no regime de integração vertical, no qual são firmadas parcerias para a produção e comercialização de produtos.
O encontro foi uma iniciativa do Programa Cadec Brasil e reuniu lideranças do setor, avicultores, suinocultores, além de técnicos e representantes de Federações de Agricultura e Pecuária do Distrito Federal, Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Representando Santa Catarina, participaram do evento o membro representante da Faesc na Comissão Nacional de aves e suínos da CNA, Gilmar Antônio Zanluchi, e os consultores do Sistema Faesc/Senar, Renato Rodrigues e Vanderlei Zanini, juntamente com os representantes dos produtores integrados (coordenadores das Cadecs).
“Além de oportunizar conhecimentos sobre os resultados da pesquisa com as lideranças dos produtores nas Cadecs, sobre a importância da análise e avalição de parâmetros técnicos e econômicos do Documento de Informação Pré-contratual, entre outros assuntos de extrema relevância, tivemos a oportunidade de trocar ideias sobre as práticas bem-sucedidas e os desafios enfrentados em diferentes situações”, destacou Zanluchi.
O superintendente salientou, ainda, que a participação no encontro foi importante para aprimorar a atuação das comissões e seguir promovendo a transparência nas relações contratuais. “Com isso, fortaleceremos a posição dos produtores integrados no cenário agropecuário”.
De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, as Cadecs têm uma atenção especial em Santa Catarina. “Priorizamos estratégias para manter cada vez mais organizada a representatividade dos produtores rurais integrados. Contamos com equipes preparadas para esclarecer dúvidas sobre a Lei de Integração, assessorar todo o processo de constituição das comissões e sobre o contrato de integração, mediar as negociações com as agroindústrias, entre outros. O atendimento às Cadecs em SC acontece com o apoio dos Sindicatos Rurais – entidades sindicais que representam a categoria. A participação de nossos representantes no II Encontro promovido pela CNA é essencial para aprimorarmos ainda mais nossa atuação no estado”.
SAIBA COMO FOI O II ENCONTRO NACIONAL DAS CADECS
O presidente da Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA, Adroaldo Hoffmann, conduziu a abertura e destacou a importância do diálogo entre produtores e lideranças de várias regiões. O vice-presidente da comissão, Fernando Ribeiro, que também preside a Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape/DF), afirmou que a CNA não mede esforços para apoiar a classe nas relações com a agroindústria.
A programação do encontro contou com palestras sobre ações da Comissão Nacional de Aves e Suínos, o Documento de Informação Pré-Contratual (DIPC), análise de indicadores técnicos, boas práticas e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), retrato da suinocultura brasileira, programas de incentivo para produtores e mesas redondas.
Fonte: MB Comunicação Empresarial