O crescimento de 12,2% do agronegócio brasileiro no primeiro trimestre deste ano, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), impulsionado pela supersafra de grãos 2024/25, deve refletir diretamente no mercado imobiliário de alto padrão. Com liquidez elevada e foco em ativos seguros, grandes produtores rurais intensificam investimentos em imóveis de luxo, especialmente em regiões com alta valorização e apelo turístico. Um exemplo é Itapema, em Santa Catarina, considerada a segunda cidade com o metro quadrado mais valorizado do país, de acordo com o Índice FipeZap, onde a expectativa do setor é de que o segundo semestre registre um novo ciclo de aquecimento, com valorização que pode chegar a 20% em empreendimentos estratégicos. Atualmente, a cidade já tem no público do agronegócio cerca de 70% dos seus investidores.
“Esse movimento vem crescendo ano após ano e deve se intensificar com a excelente safra registrada no primeiro trimestre. Boa parte desse público opta por investir em Itapema e o Edify One, que reúne localização estratégica, alto padrão construtivo e forte potencial de valorização, tem se destacado neste segmento. O agro tem perfil patrimonialista e sabe identificar ativos consistentes, de baixo risco e alta liquidez”, afirma Luiz Feitosa, sócio do empreendimento Edify One, que tem entre os sócios também a NR Sports, empresa de Neymar Pai.
Com unidades a partir de R$ 13 milhões e cobertura triplex avaliada em R$ 49 milhões, o Edify One é um dos empreendimentos que já sente os reflexos desse fluxo. Com 60 apartamentos entre 264 m² e 966 m², o edifício está sendo construído na área mais nobre de Itapema, com arquitetura cercada de esquadrias piso-teto, fachada ventilada e garagem projetada para veículos esportivos. A área de lazer, com 2.700 m² distribuídos em dois andares, inclui piscina de transbordo, spa, wine room, pub, sala de jogos, espaços para crianças e pets, academia assinada de frente para o mar e outros ambientes.
“O público do agro tem contribuído diretamente para transformar o mercado imobiliário de Itapema. São investidores exigentes, que buscam exclusividade, sofisticação e uma experiência completa à beira-mar. O Edify One nasceu para atender esse perfil e se consolida como um case de sucesso em um dos mercados mais valorizados do Brasil”, afirma Manoela Passos Legarrea, sócia e diretora da Construtora e Incorporadora Edify.
Além do design arrojado e das soluções de bem-estar, o Edify One também aposta em tecnologia e sustentabilidade. O edifício contará com reaproveitamento de água da chuva, sistema de segurança com inteligência artificial, Building Maintenance Unit (BMU) automatizado para limpeza de fachada, entre outros sistemas. A previsão de entrega é dezembro de 2028 e o empreendimento já é considerado um dos mais emblemáticos do litoral catarinense.
Fonte: Matheus Petter