Profissional da área de desenvolvimento de mercado da Sipcam Nichino Brasil, o engenheiro agrônomo José de Freitas alerta para o avanço de ataques da cigarrinha-do-milho (Daubulus maidis), em diferentes pontos do país, neste início da safrinha do cereal. Conforme Freitas, estudos desenvolvidos pela companhia, realizados com suporte de consultores e pesquisadores, comprovam que o controle efetivo dessa praga hoje passa por um ‘novo olhar’ do produtor quanto a mecanismos de manejo disponíveis.
“Está comprovado em experimentos de pesquisadores: o controle da ninfa da ‘cigarrinha’ tornou-se central na estratégia de manejo do produtor, para ele colher sucesso de quebra de ciclo, na contenção da praga e produzir mais e melhor”, ressalta Freitas. Segundo o agrônomo, essa conclusão adveio de quase 80 trabalhos em nível de campo, envolvendo a participação de 24 consultorias, institutos de pesquisas e universidades de ponta, entre estas a Unesp de Botucatu.
Esses estudos, esclarece Freitas, antecederam ao lançamento do inseticida Fiera®, colocado no mercado pela Sipcam Nichino no ano passado e já situado entre os chamados produtos-estrela da companhia.
“O manejo da ninfa, até pouco tempo atrás, não era prioridade nos tratamentos voltados à cigarrinha-do-milho. Estes visavam somente à fase adulta do inseto, sem focar, portanto, na quebra do ciclo da praga”, diz Freitas. “Oferecemos hoje ao mercado um novo olhar técnico, visando o controle de todas as fases jovens da praga. A pesquisa demonstrou a relevância exercida pelas ninfas no processo de disseminação da contaminação do milho por vírus e molicutes.”
De acordo com o agrônomo, o novo Fiera® constitui um inseticida fisiológico, seletivo e regulador de crescimento de insetos. Ele acrescenta que o conjunto de ensaios realizados trouxe indicadores robustos de controle de ninfas da Daubulus maidis, na faixa de 95% a 100%.
“O novo inseticida acarretou também efeito na fertilidade e fecundidade das fêmeas adultas da cigarrinha, assim como sobre aa mosca branca e também o ‘psilídeo’, com reduções de 66% na ‘postura’ de ovos, de 92% na eclosão destes e de 79% na viabilidade reprodutiva”, destaca Freitas. Segundo ele reforça, “a solução reduz populações de novas gerações pela quebra do ciclo da praga”.
Freitas adianta ainda que o inseticida apresenta ação de contato, vapor e “afeta velozmente todos os estágios do ciclo de vida da Daubulus maidis”. Conforme a Sipcam Nichino, o novo Fiera® tem por ingrediente ativo o Buprofezina 250 (SC), desenvolvido pela Nichino no Japão.
Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.
Fonte: Fernanda Campos