Nos dias 30 e 31 de março, três oficinas de culinária com butiá foram realizadas no município de Encruzilhada do Sul/RS. As primeiras, no dia 30, foram voltadas a dez mulheres rurais do Assentamento da Quinta e a 16 merendeiras das escolas municipais. Já no dia 31, o foco foram dez agricultores do Assentamento Segredo Farroupilha. As atividades fazem parte do Projeto Rota dos Butiazais, coordenado pela Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS).
Nas oficinas, foram ensinadas receitas de suco, bolo e geleia de butiá. Os participantes também foram presenteados com o livro “Butiá para todos os gostos.” Marene Marchi e Claudete Mistura, bolsistas do projeto, ministraram as oficinas. “Algumas merendeiras já colocaram em prática o que aprenderam e as crianças das escolas já puderam provar bolo com geleia de butiá”, completou a pesquisadora Rosa Lia Barbieri.
Rota dos butiazais é destaque em publicação do Mapa
O trabalho da Rota dos Butiazais também foi destaque na publicação “Estratégias de adaptação às mudanças do clima dos sistemas agropecuários brasileiros”, elaborada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e publicado no fim de 2021. O artigo “Rota dos Butiazais: conectando pessoas para conservação e o uso sustentável da biodiversidade” (p. 156) integra o capítulo 4, “Planejamento e manejo integrado da paisagem”.
O artigo relata como o Projeto contribui para a resiliência dos sistemas agropecuários brasileiros às mudanças climáticas. Além de Rosa Lia, são autores do texto os pesquisadores Ênio Sosinski, Gustavo Heiden, Márcia Vizzotto, a analista Fábia Amorim e a bolsista Marene Marchi, entre outros parceiros.
Fonte: Embrapa Clima Temperado