35.7 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralRobô de limpeza para piso de barracão é destaque da Lely na...

Robô de limpeza para piso de barracão é destaque da Lely na Expointer, em Esteio (RS)

Referência mundial em soluções em automação para pecuária leiteira, a Lely estará presente na Expointer 2024, que ocorre entre os dias 24 de agosto a 1 de setembro, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). O destaque da empresa para este ano será o lançamento do Discovery Collector C2, o robô de limpeza para pisos de barracões.   

Diferente de outras soluções, o Collector C2 coleta o esterco ao invés de empurrá-lo e possui mais capacidade de condução, permitindo com que os dejetos sejam recolhidos com maior frequência e, consequentemente, garantindo um ambiente e cascos mais limpos. 

“O robô realiza uma pulverização de água frontal e traseira. A primeira é utilizada para deixar o estrume menos sólido e facilitar sua absorção. Já a segunda é realizada para limpeza e maior aderência do piso. À medida que o tanque de estrume fica cheio, o volume dos sacos de água diminui, liberando mais espaço. Ambos os pulverizadores podem ser ligados e desligados dependendo da densidade do estrume e do nível de limpeza desejado”, explica o diretor de Vendas da Lely Center Ouro Branco, Paulo Machado. 

Para facilitar o dia a dia, se adequando às necessidades da fazenda e dos animais, os roteiros do programa de limpeza do robô podem ser facilmente ajustados pelo próprio produtor, por meio de aplicativo.  

Saúde dos cascos 
Os cascos dos bovinos podem ocasionar interferências relevantes na pecuária leiteira, pois, quando acometidos por doenças como dermatite digital e laminite, por exemplo, podem causar prejuízos para a produção e gastos com o tratamento. Além disso, são uma das possíveis causas de descarte precoce de animais. 

“A falta de higiene adequada nas instalações está entre um dos principais fatores que ocasionam doenças nos cascos. Neste sentido, o Collector atua não somente na limpeza do local, mas também na saúde e bem-estar dos animais”, diz Machado. 

Sem obstáculos 

Com início automático por meio de uma rota pré-programada e um carregamento sem fio, o Discovery Collector C2 navega de forma independente usando sensores integrados, não sendo necessários cabos, polias de canto ou passagens elevadas – o que ocorre, por exemplo, com um raspador de estrume. “Menos obstáculos aumentam o conforto e segurança dos animais. Além disso, o produtor não tem a preocupação de realizar grandes instalações, somente dedicar um espaço para a estação de carregamento do robô”, comenta. 

50 mil robôs no mundo e projetos para a América Latina 
Com um portfólio robusto em soluções automatizadas para o segmento, outro destaque da Lely é o robô de ordenha Astronaut. Este ano, a empresa alcançou a marca de 50 mil robôs de ordenha instalados no mundo, atuando em mais de 50 países da América Latina, América do Norte, Ásia, Oceania e Europa – presente desde a década de 90. 

Uma novidade marca mais um passo importante para a pecuária leiteira nacional: recentemente a Lely anunciou a instalação do primeiro Centro de Treinamento da América Latina. Com um investimento de R$10 milhões, o prédio estará localizado em Carambeí (PR). 

“Nosso plano de negócios LATAM considera triplicar a base de robôs instalados atualmente em cinco anos e oferecer as demais tecnologias como o aproximador de trato, o alimentador automático de bezerro e o Discovery Collector C2, por exemplo”, compartilha o gerente de negócios e estratégia da Lely LATAM, João Pedreira. 

Fonte: Juliana Bonassa – Attuale Comunicação

spot_img
spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS