Tecnologia para o controle de arroz vermelho resistente e outras gramíneas de difícil controle na cultura do arroz já está disponível no mercado
Uma nova geração de sementes com alta tecnologia, essa é a novidade que a RiceTec, referência mundial em pesquisa e desenvolvimento de sementes híbridas de arroz, vem apresentando ao mercado e leva para a 33ª Abertura da Colheita do Arroz, em Capão do Leão/RS durante os dias 14, 15 e 16 de fevereiro.
O principal destaque deste portfólio é a tecnologia Max-Ace®, que conta com genética tolerante ao herbicida inibidor de ACCase Acert®, atuando no controle das principais gramíneas na cultura orizícola, como o arroz vermelho e o capim arroz, incluindo os genótipos resistentes a outros grupos químicos, plantas essas consideradas um entrave ao rendimento da cultura e que podem também levar à redução da qualidade do produto final.
XP302 Max-Ace® e XP739 Max-Ace®
Dois produtos com a nova tecnologia já estão disponíveis no mercado. As cultivares XP302 Max-Ace® e XP739 Max-Ace® serão apresentadas nas vitrines tecnológicas da Abertura da Colheita 2023.
“Essa tecnologia levou mais de 8 anos para ser desenvolvida até chegar às lavouras em áreas pré-comerciais no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e assim atender as necessidades do produtor desde o controle de plantas daninhas até o resultado na produtividade. As cultivares já estão em campo no Sul do Brasil sendo aprovadas pelos produtores”, destaca Gustavo Karam, representante de vendas no Brasil da RiceTec Sementes.
No entanto, os pesquisadores lembram que para atingir o maior índice de produtividade das sementes, bem como o incremento produtivo de sua genética, é fundamental uma série de práticas agronômicas, tais como o planejamento e acompanhamento sistemáticos, portanto, não é possível assegurar e ou garantir resultados de produtividade, qualidade e sanidade.
Portfólio
Além da nova tecnologia, completam o portifólio da RiceTec Sementes a linha FullPage®, com os híbridos XP739FP e o lançamento do XP117FP, um material de alto potencial produtivo e ciclo médio/longo, lançado oficialmente na Colheita do Arroz deste ano, que demonstram uma melhora acentuada na tolerância aos herbicidas IMI. De acordo com os pesquisadores da RiceTec, as características desse tipo de material melhoram a resposta da cultura durante condições adversas de desenvolvimento (luminosidade e temperaturas baixas), garantindo a expressão de seu potencial genético.
Além disso, também estarão nas vitrines tecnológicas da Abertura os produtos convencionais XP117 e XP123, de elevado potencial produtivo, alta tolerância a brusone e ciclo entre 120 e 130 dias.
Fonte: AgroUrbano Comunicação