30.1 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralRenda fixa: Veja por que investimentos com rentabilidade acima de 100% do...

Renda fixa: Veja por que investimentos com rentabilidade acima de 100% do CDI são mais assertivos

Para quem ainda não está familiarizado com as inúmeras siglas do mercado financeiro, o chamado Certificado de Depósito Interbancário (CDI) está entre aquelas que geram mais dúvida. Por ser um termo muito comentado, ao contrário do que se imagina, esse trio de letras não é um investimento ao alcance das pessoas: trata-se de um título privado, que apenas as instituições financeiras negociam entre si. Contudo, em um cenário cada vez mais competitivo, priorizar aplicações que oferecem rentabilidade superior a 100% do CDI é uma escolha inteligente para otimizar ganhos e potencializar a rentabilidade de investimentos. Nesse contexto, o Sicoob UniCentro Br anunciou campanha com CDI a 115% que durará até o mês de setembro.

O CDI é um indicador financeiro fundamental dentro desse universo, servindo como base de cálculo tanto para crédito quanto para diversos produtos financeiros, como CDBs (Certificados de Depósito Bancário), LCIs (Letras de Crédito Imobiliário) e LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio). “Praticamente todos os ativos dentro da classe de renda fixa estão atrelados ao CDI, porque ele serve como um padrão de referência que o mercado utiliza para calcular a rentabilidade. Quando a taxa CDI aumenta, o rendimento dos investimentos vinculados a ele também aumenta. Isso faz com que essa taxa seja uma métrica crucial para quem investe ter retorno potencial dos investimentos a longo prazo”, explica a gerente executiva de investimentos do Sicoob UniCentro Br, Roberta Almeida.

Roberta esclarece que o CDI está atrelado à Taxa Selic – que é a taxa básica de juros da economia brasileira e é o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central do Brasil (BCB) para controlar a inflação. A taxa CDI costuma acompanhar a elevação ou redução da Selic, influenciando todas as aplicações e ativos relacionados a elas. No patamar mais alto desde 2021, a taxa básica de juros está a 10,5%, conforme foi definido na última reunião do Comitê de Políticas Monetárias (Copom), cenário que aumenta a atratividade no investimento em renda fixa. “Quando a Selic está alta, os investimentos em renda fixa são mais atrativos, inclusive os que rendem a partir do CDI. Isso acontece porque eles variam menos e são mais seguros”, pontua.

Perfil investidor

Produtos financeiros que rendem acima de 100% do CDI, como CDBs e LCIs, geralmente estão atrelados a instituições financeiras de confiança, oferecendo um risco controlado em comparação a outros tipos de investimento. Por essa razão, esses investimentos estão relacionados a um perfil investidor mais conservador. “Quando eu falo da relação risco-retorno, investidores conservadores priorizam a preservação do capital e aceitam retornos mais baixos em troca de menor risco. E os produtos atrelados ao CDI oferecem exatamente isso: uma relação risco-retorno que atende o desejo de segurança, com rendimentos que são consistentes, seguros, têm previsibilidade e baixíssima volatilidade”, destaca Roberta.

Fonte: Geovana Nascimento

spot_img
spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS