26.2 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralRede privativa possibilita gestão remota e conecta equipamentos em fazenda no Piauí

Rede privativa possibilita gestão remota e conecta equipamentos em fazenda no Piauí

É com o celular na mão, em um prédio na capital paulista, distante mais de dois mil quilômetros do pequeno município de Baixa Grande do Ribeiro, no Piauí, que, entre uma reunião e outra, o diretor de operações do Grupo Progresso, Gregory Sanders, acompanha, em tempo real, toda a operação na fazenda Tropical. A unidade produtora é apenas uma entre outras cinco propriedades que o grupo administra.

Essa modalidade de gestão remota tornou-se realidade há pouco mais de um ano. Foi a partir de uma parceria entre os gestores da Fazenda Tropical e a fabricante de máquinas agrícolas Jacto, que disponibilizou uma plataforma digital que conectaria os equipamentos da fazenda e os profissionais envolvidos na operação, proporcionando monitoramento online e 100% digital.

Para pôr em prática a parceria, o elo dessa conexão foi a gaúcha Virtueyes, que entrou como uma ferramenta para possibilitar a integração das máquinas com a plataforma da Jacto. Com a instalação de suas redes privativas, foi possível garantir conectividade de alta qualidade, segura e estável, mesmo em áreas remotas.

Dessa forma, foi possível conectar máquinas, sensores e outros dispositivos essenciais para a gestão inteligente nas operações da Fazenda Tropical, com uma internet robusta de qualidade 4G. “Buscamos sempre tecnologia e inovação, mas claro, dentro daquilo que faz sentido e que realmente vá agregar ao nosso negócio. Essa parceria tem nos proporcionado diversos benefícios, como, por exemplo, rapidez no recebimento das informações”, disse Sanders, que é responsável pelo planejamento e execução das lavouras e pela área industrial do Grupo Progresso.

Antes da instalação da rede privativa na fazenda Tropical, a unidade tinha sua comunicação amparada apenas por rádios comunicadores. Devido à sua grande extensão — sendo, no total, uma área plantada de 21.170 hectares, com os principais cultivos de soja e milho e, em janelas de oportunidade, milho safrinha, sorgo, milheto e braquiária como culturas de cobertura — a eficiência na comunicação era o principal gargalo no local.

Além da integração com a plataforma da Jacto, a rede Virtueyes também possibilitou outros benefícios diretos. “O principal ganho que observamos foi a melhoria na comunicação interna, pois até então a única forma viável no campo era via rádio, e a integração com o time era bem dificultosa e demorada. Além disso, não tínhamos como compartilhar conversas que às vezes precisavam de sigilo para determinado colaborador ou setor, e neste último ano isso mudou”, destacou o diretor de operações.

Ainda segundo o profissional, atividades simples do dia a dia, como acessar aplicativos de mensagem instantânea, não eram realidade na propriedade. “A conectividade nos permitiu ter acesso a informações precisas de forma remota. Não é mais necessário eu estar na lavoura, por exemplo, para obter os dados. Hoje monitoro tudo que acontece à distância e consigo tomar melhores decisões. Quando há problemas, sabemos precisamente onde ocorreu, como aconteceu e vamos melhorando a operação pelo monitoramento”, acrescentou.

Fonte: Kassiana Bonissoni

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS