Cavalos de alta performance são levados ao limite físico nas competições esportivas. O estresse antes do início da prova, o bom desempenho nos campeonatos e o cansaço natural após os esforços físicos exigem suplementação nutricional de qualidade para a devida recuperação. “O foco tem de ser no fornecimento de minerais, vitaminas e aminoácidos para que o animal retorne rapidamente ao nível físico mais próximo possível do que tinha antes da competição”, explica Evandro de Oliveira, gerente de produtos para grandes animais da Vetoquinol Saúde Animal.
Além da exigência natural das provas, o clima tropical é outra condição que reduz de forma importante a concentração de eletrólitos (suor excessivo), o que pode resultar em desidratação. “O cuidado com os cavalos também pode e deve ser feito nos dias que antecedem as provas, pois, com a suplementação adequada, você prepara o animal para um dia mais extenuante fisicamente”, reforça Oliveira.
Um dos principais suplementos energéticos disponíveis no mercado para recuperação de cavalos atletas do país, Energy Booster® reúne todos os minerais, vitaminas e aminoácidos que o animal precisa para se preparar, recuperar e manter o pleno vigor físico – o que é determinante para alcançar bons resultados e premiações em competições.
“Energy Booster® é rico em nutrientes de suporte de energia e vitalidade. Sua ação é rápida e fornece ao corpo do animal vitaminas básicas do complexo B, aminoácidos essenciais e oligoelementos. Sua concentração de glicose, L-lisina, metionina e vitamina E colaboram com as funções da via metabólica e levam importantes eletrólitos para a hidratação dos animais”, completa o especialista da Vetoquinol.
“Enquanto o complexo vitamínico B auxilia o animal fisicamente e estimula o apetite, a vitamina E age como antioxidante, auxiliando as membranas celulares e promovendo boa oxigenação muscular. O ferro, também presente em Energy Booster®, e os aminoácidos, otimizam o metabolismo do animal – o que impacta positivamente a recuperação da capacidade física para manter seu nível de desempenho”, explica Evandro de Oliveira.
Fonte: Irvin Dias – Texto Comunicação Corporativa