A pista coberta do Rancho Almeida Santos foi pensada para garantir praticidade e integração com toda a estrutura do centro de treinamento. Localizada estrategicamente entre os pavilhões das baias, permite acesso rápido para os cavalos transitarem da pista aberta para a coberta. O espaço conta com sistema de automação total, iluminação moderna, som e outros recursos controlados pelo celular, além de medidas oficiais para provas equestres (40×80), cobertura completa e solo desenvolvido para máxima performance.
José Roberto Almeida Santos, o Beto, proprietário do Rancho, detalha como foi o processo de concepção da obra. “ A pista coberta do Rancho Almeida Santos está finalizada, mas a concepção dela começou há mais ou menos um ano atrás. As obras demoraram cerca de oito meses para serem finalizadas e a gente pensou desde a locação da pista aqui dentro do nosso rancho até os detalhes de finalização dela, como: cobertura, piso, toda a parte de fechamento, questão de iluminação, automatização, sonorização, enfim, tudo o que era necessário para que a gente pudesse ter uma pista no padrão que a gente imaginou desde o início do projeto”, pontua Beto.
A pista possui medidas oficiais de 40×80, é totalmente coberta e cercada por muros laterais. Conta ainda com iluminação que possibilita treinos a qualquer hora do dia e sistema de irrigação próprio, previsto para ser finalizado em breve.
“Uma das partes mais importantes foi a questão do nosso solo. Como conseguir chegar num solo com uma similaridade quase que igual à pista oficial da Associação Nacional do Cavalo de Rédeas (ANCR). Fomos em algumas jazidas procurar o material mais adequado, mandamos esse material para laboratórios para achar essa similaridade do solo”, afirmou Beto.
“Assim, conseguimos fazer, trouxemos todo o material de solo novo pars dentro de casa e posteriormente fizemos todo o trabalho de tratamento, homogeneização e compactação do solo. Por fim, jogamos a camada de areia superficial fazendo com que ela se tornasse muito similar à pista oficial da associação da modalidade ”, concluiu.
Localização e sistema de automação
Outro ponto destacado por Beto é a localização da pista dentro do rancho. “De acordo com o nosso mapa do centro de treinamento, ela fica exatamente em uma das cabeceiras dos pavilhões de baias. Ou seja, nossos pavilhões estão entre a pista aberta e a pista coberta, permitindo que os cavalos em treinamento tenham fácil acesso, saindo de um lado do pavilhão indo para a pista aberta e saindo do outro lado do pavilhão para a nossa pista coberta”.
De acordo com Beto, uma característica não só da pista coberta, mas de todo o Rancho Almeida Santos é o sistema de automação, permitindo que os treinadores tenham livre autonomia para poder colocar música, ligar a irrigação e a iluminação da pista. Tudo isso através de um sistema e um aplicativo no próprio telefone, o que facilita o dia a dia, o uso da pista, a convivência de todo mundo.
Beto fez questão de agradecer aos parceiros que contribuíram diretamente para a construção da base da pista. “Aproveitar para poder agradecer as pessoas que fizeram parte da concepção dessa pista, exclusivamente no que se refere à nossa base, ao nosso piso, que é um dos maiores desafios para uma boa pista de rédeas: Nelson Rodrigues, do Rancho Karoline, Sergio Toshiba, que trabalha lá e é conhecido por todos do mundo da rédeas, e o Paulo Koury, um dos diretores da ANCR. Exatamente durante o momento que estavam fazendo a pista da ANCR, estávamos fazendo a pista aqui também do rancho, e a gente pôde trocar bastante informação a respeito”.
Beto finaliza fazendo convite para que os amantes do meio do equestre façam uma visita ao Rancho Almeida Santos. “Vou aproveitar a oportunidade para convidar quem gosta de cavalo a conhecer o Rancho Almeida Santos. Será um grande prazer recebê-los, passar um dia aqui e conhecer toda a nossa estrutura,” finalizou.
Fonte: Giovanna Catanho