A Associação dos Produtores da Rede Agroecológica Metropolitana (RAMA) realizou nesta terça-feira (25/1) eleição de nova diretoria para o biênio 2022. Os associados reconduziram o agricultor Idemar da Rocha Nunes, de Porto Alegre, ao cargo de presidente. Como vice-presidente, foi eleito o produtor Eduardo Tartarotti Gigante, de Viamão. A gestão tem cinco novos nomes que representam uma renovação de mais de 50% da nominata.
Para os próximos dois anos, Dema, como Idemar é conhecido, pretende manter o padrão da certificação participativa da RAMA. “Estar com a casa arrumada sempre é um desafio”, disse o dirigente sobre fazer pelo menos uma visita ao ano em cada propriedade e atender às exigências do Ministério da Agricultura, por exemplo.
Outra meta é o crescimento. Em dez anos de atuação, a associação quadruplicou em número de associados. Em 2011, quando foi fundada, eram 28 participantes. A RAMA fechou 2021 com 100 produtores agroecológicos de Porto Alegre, Viamão, Gravataí, Glorinha, Cachoeirinha, Alvorada, Eldorado do Sul e Guaíba.
Na ocasião, também foi aprovada a certificação de três novos fornecedores produtores: Roger Falavigna Vianna (Sítio Natural), de Porto Alegre; Leandro Pedron (Sítio Bergamotas), de Porto Alegre; e Antônio Augusto Curio de Carvalho (LavanderThal), de Morro Reuter. A plenária ocorreu em Itapuã, com o apoio da Emater, que participou com a presença de três técnicos dos escritórios de Porto Alegre e Viamão.
Fonte: Bruna Karpinski