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Raízen divulga ganhos obtidos com portfólio robusto voltado aos produtores de cana

Por meio dos programas Jornada Cultivar e Elos Raízen, companhia consolida oferta de valor dedicada aos fornecedores de cana, apresenta ganhos do último ano, reconhece produtores e promove integração com empresas parceiras

Com o objetivo de gerar cada vez mais valor para a cadeia produtiva de cana-de-açúcar, a Raízen apresentou recentemente as novidades e resultados de seus programas direcionados aos fornecedores de cana, o Jornada Cultivar e o Elos Raízen –iniciativas que criam um ecossistema de soluções para os produtores rurais, oferecendo consultoria, ferramentas e serviços fundamentais na estratégia de negócios, a fim de aprimorar a produção sucroenergética nacional. O evento movimentou cerca de R$ 7 milhões em novas operações de crédito e R$ 300 mil em defensivos, fertilizantes e manejo integrado da broca com a campanhas realizadas no encontro e representou um marco na expansão da oferta de valor da Raízen para os agroempreendedores dos Estados do Mato Grosso, Minas Gerais e do interior de São Paulo que passaram a trabalhar com a companhia após a incorporação das unidades que vieram da Biosev.

Inéditos no setor sucroenergético, os programas oferecem inovações agrícolas voltadas à produtividade, economia e sustentabilidade por meio de tecnologias e ferramentas que estão revolucionando o campo. A convenção da Raízen contou com a participação de mais de 700 pessoas e de 16 empresas parceiras, entre elas, a Corteva, Ihara, Adufértil, UPL, Koppert, UnionAgro, Case, Volvo, Bayer, FMC Agrícola e Basf.

O Jornada Cultivar atua como uma plataforma de difusão tecnológica e de conhecimento ao oferecer parcerias e produtos que estimulam melhores resultados, tem uma vertente focada em desenvolvimento do negócio, principalmente, com ganhos de produtividade e rentabilidade. Uma das ferramentas dessa frente é o Pool de Compras, que busca garantir condições diferenciadas para aquisição de insumos agrícolas e equipamentos. Por meio desta ferramenta, o faturamento total em fertilizantes, defensivos e maquinários foi de R$ 295 milhões na safra 2021/22,gerando uma economia de 71 milhões para os fornecedores parceiros da Raízen. Desde a criação do Pool, fundamental na garantia dos tratos do canavial a custos acessíveis, principalmente em um cenário adverso de crises e volatilidade de preços dos insumos agrícolas, foram comprados mais de R$ 1,7 bilhões em insumo se equipamentos.

Buscando apoiar os produtores rurais na adoção de práticas mais eficientes e sustentáveis, o Jornada Cultivar tem incentivado, ainda, o Manejo integrado de Pragas (MIP). Apenas na última safra, foram feitos mais de 95 mil hectares de MIP e 16 mil hectares de MIP Nematoides para controle biológico. Na vertente de inovação, uma ferramenta de destaque disponível no programa é o Geocana. Criado na safra 2016/17, a tecnologia oferece aos agricultores o mapeamento de terras com monitoramento feito com Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) e via satélite. Nesta última safra, mais de 28 mil hectares foram acompanhados com o auxílio desse sistema.

Outra solução disponível com impactos diretos aos fornecedores que são parceiros do Jornada Cultivar é a linha de crédito do Santander. Essa ferramenta garante acesso a financiamentos diferenciados, que potencializam e aceleraram o crescimento dos negócios. Só na última safra, o programa disponibilizou R$ 120 milhões em crédito rural, totalizando R$ 670 milhões movimentados em financiamentos desde o início do programa, em 2015. Isso significa mais de 200 mil hectares financiados por meio do programa.

“Ao oferecer um portfólio de benefícios e serviços, buscamos maior qualidade do atendimento aos produtores de cana com foco em ganhos de produtividade, redução de custos e aumento de rentabilidade, tudo isso por meio de ações, eventos, capacitações, encontros e treinamentos que nos permitem estreitar relacionamentos, desenvolver parceiras estratégicas e entender, juntos, as necessidades de cada negócio e operação”, afirma Ricardo Berni, diretor de Negócios Agrícolas da Raízen.

O programa Elos Raízen, por sua vez, tem como objetivo incentivar a adoção de boas práticas entre os fornecedores da companhia. Idealizado em parceria com o Imaflora e a Solidaridad, instituições internacionalmente reconhecidas, o programa procura engajar o fornecedor no desenvolvimento progressivo de práticas sustentáveis em seus processos. Como parte disso, a Raízen investe mais de R$ 6 milhões todos os anos para disponibilizar consultoria gratuita aos fornecedores. Apenas no último ano-safra, foram cerca de 48 mil horas de orientações. Ao todo, mais de 500 ações de melhoria foram implementadas no campo, desde as estruturas para almoço e descanso até manejo agronômico da cana-de-açúcar. Este trabalho impacta diretamente a vida de aproximadamente 14 mil pessoas, incluindo famílias de produtores, trabalhadores das fazendas e colaboradores terceirizados.

Entre as novidades apresentadas na última semana, estão o Simpósio Central, encontro anual que reúne produtores de cana, especialistas de mercado e acadêmicos para troca de conhecimento e experiências no manejo da cana, e uma parceria com a Ultraseg, empresa referência no fornecimento de equipamentos para prevenção e combate a incêndios. Outra solução relacionada ao manejo de pragas do solo é o MIP Sphenophorus, que por meio de imagens de satélite, consegue mapear os possíveis riscos de infestação do bicudo da cana. Essa tecnologia, oferecida pela empresa Drop, ajuda o produtor a ser mais assertivo em relação ao número de amostras e ao nível de infestação, reduzindo custos.

Foi feito, também, o lançamento da parceria com a e-Trap, plataforma digital para a gestão do monitoramento da broca. A ferramenta facilitará o manejo integrado de pragas (MIP) dos fornecedores da Raízen. Isto porque com o aplicativo, o produtor rural conseguirá acessar informações georreferenciadas da instalação da armadilha, podendo realizar o monitoramento da infestação da praga de forma remota.

Em todas as frentes de atuação, o Jornada Cultivar e o Elos Raízen mantêm projetos e ferramentas que visam o constante desenvolvimento dos negócios dos produtores rurais. “A cada safra fortalecemos ainda mais o relacionamento e engajamento dos fornecedores de cana. Dar acesso às novas tecnologias e compartilhar conhecimento é fundamental para resiliência da cadeia produtiva. Como parte de nossa oferta de valor integrada, seguiremos firmes oferecendo soluções e serviços visando a sustentabilidade do setor”, finaliza Berni.

Fonte: Loures Consultoria

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