23.3 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralRações extrusadas para nutrição de camarão otimizam desempenho e saúde

Rações extrusadas para nutrição de camarão otimizam desempenho e saúde

Com o mercado do camarão aquecido, os criadores buscam cada vez mais soluções nutricionais eficientes para melhorar a produtividade e a rentabilidade de forma sustentável. Segundo a Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), a produção deve totalizar 200 mil a 210 mil toneladas em 2024 – alta de 10 a 16% contra as 180 mil toneladas em 2023. “Os preços pagos na fazenda estão em alta, a atividade vem recebendo investimentos, principalmente de novos criadores pequenos no interior do Ceará, líder do ranking nacional. Com o aumento do consumo de camarão no verão, a tendência é continuar esse cenário favorável”, avalia o zootecnista Gustavo Pizzato, gerente de produtos Aqua da Guabi Nutrição e Saúde Animal. 

O tipo de nutrição escolhida pelos criadores faz diferença nos resultados. “Pesquisas científicas demonstram que as tecnologias inovadoras incorporadas às rações extrusadas melhoram o desempenho e a saúde dos crustáceos”, destaca. No processo de extrusão, os ingredientes da ração são cozidos a temperaturas de 120 a 180 ºC, com pressão atmosférica de 3 a 4 atm, o que deixa os nutrientes mais disponíveis e digestíveis em relação à peletização (cozimento entre 80 e 110 ºC). Pesquisa conduzida por César Molina e Manuel Espinoza em 2020 confirmou que as rações extrusadas aumentam a digestibilidade aparente de proteína e amido na comparação com as rações peletizadas.

“A extrusão permite cortes menores e mais uniformes da ração, o que diminui a competição entre os camarões para acesso ao alimento”, ressalta o mestre em Engenharia de Pesca Diego Viana, supervisor comercial e técnico de Aquacultura da Guabi. Como principais vantagens das rações extrusadas, o especialista aponta: menor taxa de conversão alimentar, melhor estabilidade do pellet, menor lixiviação (perda de nutrientes em contato com a água), diminuição da excreção, melhor qualidade de água, uniformidade na despesca e maior sobrevivência. 

Comprometida com a inovação, a Guabi foi a primeira empresa do País a produzir alimentos extrusados para camarões, atualmente presentes em 100% da linha de produtos. Além disso, é a única a oferecer rações extrusadas para a fase de engorda dos camarões. A linha GuabiTech é indicada para melhor desenvolvimento em sistemas superintensivos, enquanto a Poti contém nutrientes adequados para sistemas semi-intensivos e intensivos. Para conhecer a linha completa de produtos Aqua da Guabi, acesse guabiaqua.com.br

Segundo o gerente da linha Aqua, outros diferenciais das linhas de alimentos para camarões da Guabi são a Tecnologia de Reposição Total (TRT) e os produtos desenvolvidos através de estudos em Nutrigenômica Animal, identificados pelo Selo Gen (Genômica Nutricional). “O TRT significa que todos os produtos contêm 100% de microminerais orgânicos, o que garante aproveitamento máximo dos nutrientes, saúde, bem-estar e desempenho com o menor impacto ambiental. Por sua vez, o Selo Gen identifica produtos formulados a partir de avançados estudos da nutrigenômica animal, como soluções com prebióticos, probióticos, complexo enzimático, DHA, ácidos orgânicos, adsorvente de micotoxinas e antioxidantes”, detalha Pizzato.

Fenacam

Produtores aquícolas interessados nas soluções nutricionais da Guabi podem visitar o estande da empresa na 20ª edição da Feira Nacional do Camarão (Fenacam), que acontece de 19 a 22 de novembro no Centro de Convenções de Natal (RN). Seguindo o compromisso da Guabi de contribuir com a educação continuada das diferentes cadeias produtivas, nesta quinta-feira (21), às 9h, o supervisor comercial e técnico, Diego Viana, apresentará a palestra “Rações extrusadas para nutrição de camarão” como parte do XX Simpósio Internacional de Carcinicultura, evento que integra a programação da Fenacam. 

Fonte: Imprensa Guabi 

spot_img
spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS