Um queijo Toscano de casca tratada produzido na região da Patagônia, na Argentina, foi o grande campeão do Concurso Internacional de Queijos Artesanais da Expoqueijo Brasil 2023, principal premiação do setor na América Latina. Esta foi a primeira vez que um queijo produzido nas Américas conseguiu o título de Super Ouro, conquistado pelos italianos nas últimas duas edições. “É uma notícia maravilhosa para toda a América Latina. Estou muito emocionado. Nosso queijo tem uma inspiração na Suíça, mas com o terroir da Argentina, da Patagônia. Agora vamos fazer todos conhecerem os queijos da Argentina”, conta o produtor Maurício Couly.
A competição julgou neste ano 1300 queijos de quatro continentes. Após a análise sensorial de mais de 200 jurados, que foi a base para a premiação por categorias, os 20 queijos com as maiores notas foram novamente avaliados por um comitê de especialistas, que contou com algumas das maiores autoridades do assunto no mundo. Para a mestre queijeira, Iris Parizotto, comissária do evento, a vitória de um queijo argentino na competição é um marco para as Américas. “A Europa tem queijos incríveis, mas esta conquista é importante para que o mundo conheça as particularidades e a tradição dos queijos produzidos nas Américas. Em tempos em que a homogeneização dos queijos industriais acelera a produção, nós temos um slow motion da produção artesanal, essa paciência que o produtor rural americano traz, como forma de resistência. Que agora o mundo se encante!”, diz.
A organizadora do evento, Maricell Hussein, revela que a disputa final foi acirrada, com destaque para as notas altíssimas dos queijos italianos e brasileiros. “Ficamos emocionados porque vemos o crescimento da participação da América Latina e também da Europa na competição, o que mostra que cada vez mais o produtor sério, que se dedica; confia e aposta no concurso internacional da Expoqueijo Brasil. Tenho certeza de que teremos uma disputa ainda maior no ano que vem”, aposta.
Premiações
Além do prêmio principal, a Expoqueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards – entregou neste sábado (26) premiações “Ouro”, “Prata” e “Bronze” nas mais de 50 categorias estabelecidas no concurso.
O queijo amanteigado do produtor Isandrey Iazedo, de Parintins, conquistou um “Ouro”. Um momento de emoção para a comitiva do Amazonas. “A gente fica emocionado porque a gente lembra toda a dificuldade de produzir no Amazonas e participar pela primeira vez de um concurso internacional. Foram quase doze horas de lancha, um voo e muita estrada para chegar até aqui e que bom que valeu a pena”, comemora.
O produtor Sillas Vicente Barbosa Júnior, de Livramento, no Mato Grosso, conquistou dois “Ouros” e um “Bronze” com os queijos inscritos no concurso. “Para um produtor isso significa o reconhecimento de todos os estudos, de testes que a gente faz dentro da nossa queijaria, buscando sempre desenvolver sabor, qualidade e textura para dar uma experiência diferente para quem está saboreando esse produto”, ressalta.
Fonte: Expoqueijo Brasil