25.3 C
Jatai
InícioNotíciasAgriculturaProtagonismo feminino: Luiza Helena Trajano fala sobre a presença da mulher na...

Protagonismo feminino: Luiza Helena Trajano fala sobre a presença da mulher na agroindústria do café

Empresária e presidente do grupo Mulheres do Brasil participou do debate organizado pela IWCA Brasil na Semana Internacional do café nesta quinta-feira (19/11)

São Paulo, 20 de novembro de 2020 – Conexão: essa foi a palavra que perpetuou durante o primeiro debate promovido pela IWCA Brasil – Aliança Internacional das Mulheres do café que contou com a presença da presidente da instituição no país, Cintia Matos, da gerente da unidade de Educação e Empreendedorismo do Sebrae Minas, Fabiana Pinho e das empresárias Luciana Melo da Café Cultura, Mariselma Sabbag Café Renovo e Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho da Magazine Luiza.

O objetivo do encontro foi promover um debate sobre a atuação e o desenvolvimento das mulheres na agroindústria do café. “Fico muito feliz em participar de encontros como esse e ver o movimento que as mulheres estão fazendo em um mercado predominantemente masculino, pois acredito profundamente na união para vencer os momentos difíceis”, afirmou Luiza Helena Trajano. A empresária ainda pontuou que o mundo passa por transformações que têm impactado diretamente na forma de gestão dos negócios que migrou de mecânica para orgânica, onde há maior fluidez e necessidade de sensibilidade e empatia, habilidades encontradas com mais facilidade nas profissionais.

Durante a conversa, as convidadas ressaltaram a necessidade de criar elos e conexões para o fortalecimento do grupo feminino no mercado do café e pontuou a importante atuação da IWCA Brasil nesse processo. “Ser empreendedora não é algo fácil, mas a IWCA me impulsionou para o conhecimento e especialização. Além disso, proporcionou inúmeras oportunidades para meu negócio. Graças a instituição pude enviar cafés para o Japão, Estados Unidos e participei de um grande evento em Portugal”, destacou Mariselma Sabbag.

Nesse contexto, a presidente da IWCA Brasil Cintia Matos reforçou que o propósito da instituição é de fato apoiar as mulheres e promover conexões que proporcionem o protagonismo feminino no mercado. “Quanto mais a mulher participa, mais aumenta sua visibilidade e a coragem de empreender. Estamos caminhando a passo fortes e sabemos que com organização e trabalho em conjunto podemos ter grandes conquistas”, reforçou.

A frente da Café Cultura, Luciana Melo também falou dos desafios do mercado, mas ressaltou o prazer de ter orgulho do que faz e de conquistar os resultados esperados. Ela destacou a importância do planejamento para o sucesso das empresas e que no ramo do café especial, a grande meta é poder democratizá-lo, ou seja, dar acesso para que um número cada vez maior de pessoas possa entendê-lo e apreciá-lo.

De acordo com a gerente da unidade de Educação e Empreendedorismo do Sebrae Minas, Fabiana Pinho, 48% dos negócios iniciais são comandados por mulheres – número importante e significativo. Por outro lado, esse empreendedorismo ainda está concentrado em poucos segmentos. Com o fortalecimento das redes e a construção de novas conexões, é possível estender essa atuação principalmente no mundo agro e é o que encontros como esse, promovem com sucesso.

Fonte: KB Comnicação

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS