27.8 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralProposta que altera regras de aquisição de leite

Proposta que altera regras de aquisição de leite

Câmara aprova proposta que altera regras de aquisição de leite para merenda escolar

Autor do projeto, o deputado Major Vitor Hugo defende ser necessário apoiar o pequeno e médio produtor de leite no país

A aprovação do Projeto de Lei 3292/2020 representa a valorização do trabalho do pequeno produtor de leite e também garante alimentação nutritiva às crianças das redes públicas de ensino. De autoria do deputado federal Major Vitor Hugo (PSL-GO), membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a proposta estabelece percentual mínimo para aquisição de leite sob a forma fluida (higienizado, resfriado e mantido a 5° C) com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O projeto estabelece ainda, a utilização de, no mínimo, 30% de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural. Major Vitor Hugo diz ter certeza que “a proposta vai beneficiar e fomentar muitas famílias que se dedicam à produção de leite Brasil afora.” O deputado entende que a crise mundial tem reflexos também para os pequenos produtores – “eles têm sentido isso e se dedicam a levar o leite fluido à mesa dos brasileiros e agora poderão levar também às nossas escolas.”

A presidente da Comissão da Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Câmara (CAPADR), deputada Aline Sleutjes (PSL-PR), parabenizou o colega pela iniciativa, e também agradeceu ao relator, deputado Carlos Jordy (PSL-RJ), por acatar as emendas apresentadas – que buscam o estímulo à produção local de leite e a promoção de geração de renda nas localidades.

De acordo com Aline, o setor precisa ser evidenciado e apoiado constantemente. “Este setor gera mais de 20 milhões de empregos diretos e indiretos no Brasil, além de estar presente em 99% dos nossos municípios. Precisamos manter o homem e a mulher no campo, gerando emprego, renda e desenvolvimento social”.

Na visão do deputado Celso Maldaner (MDB-SC), o projeto atenua as dificuldades que o setor vem enfrentando, e possui necessidade extrema de aprovação também no Senado Federal. “Essa proposta é uma resposta ao setor e uma contribuição da Câmara para amenizar as perdas que os produtores têm na comercialização do produto”, explicou.

Agora licenciado, mas relator do projeto anteriormente ao parlamentar Carlos Jordy, o deputado Ronaldo Santini (PTB-RS) celebra a aprovação na Câmara e corrobora o pensamento de valorização ao produtor de leite no Brasil. Santini defende que o acolhimento da Casa à proposta “representa muito mais que uma política agrícola, mas uma política social, já que a maioria das famílias do campo têm como principal fonte de renda o leite”, concluiu.

Fonte: FPA

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS