A 3 Corações, referência nacional em cafés e líder do segmento, reconhece e valoriza o cultivo do café especial 100% Robusta Amazônico pelas comunidades indígenas por meio do Projeto Tribos. Criada em 2019, a iniciativa promove desenvolvimento sustentável e é fundamentada em três pilares indissociáveis e interdependentes: o protagonismo indígena, a proteção da floresta e a produção de café de alta qualidade.
“O Tribos une três grandes riquezas do Brasil: a cultura indígena, a Amazônia e o café. É uma parceria que nos orgulha muito, uma grande obra em construção. É um projeto lindo que dá autonomia, renda e oportunidade para os povos indígenas. Que fortalece seus modos de produção e, acima de tudo, gera muito orgulho e prosperidade para todos os envolvidos. Cada xícara de Tribos conta uma história repleta de significados, carrega a identidade de cada cafeicultor indígena”, destaca Pedro Lima, presidente do Grupo 3corações.
O Projeto Tribos já beneficiou mais de 150 famílias de indígenas cafeicultores dispostas em 28 aldeias dos municípios de Cacoal (Terra Indígena Sete de Setembro) e Alta Floresta D`Oeste (Terra Indígena Rio Branco), em Rondônia, e conta com a participação das cooperativas Garah Ixá Coopirb, Coopsur e Coopaiter. Desde seu lançamento, já gerou a comercialização de mais de 520 mil quilos de café Robusta Amazônico, uma média de 1.500 sacas por ano.
A iniciativa é uma parceria da 3 Corações com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a Embrapa Rondônia, a Emater Rondônia, a Câmara Setorial do Café, as Secretarias Estadual e Municipal de Agricultura, a consultoria AGROCAF, com apoio da gestora agrônoma Poliana Perrut, e tem como embaixador Silvio Leite, referência mundial em cafés especiais.
Feito inédito: Café 100 pontos 100% Robusta Amazônico
Do coração da floresta para quem ama café! O Projeto Tribos tem entre suas iniciativas a realização de uma premiação anual que incentiva a busca pelo máximo potencial de qualidade no cultivo de raros microlotes de café 100% Robusta Amazônico.
O concurso Tribos gera diversidade para a cadeia do café e novas experiências para o consumidor, com a oferta pela 3 Corações de edições limitadas que possuem lucro 100% revertido. São cafés surpreendentes, marcantes e encorpados com pontuação 80+ a 90+ e notas sensoriais de frutas secas, chá preto, castanhas e chocolate amargo.
Em sua 6ª edição, o Concurso consagra um feito inédito, a indicação de um café com pontuação máxima conforme os parâmetros do Fine Robusta Cupping Form, como fragrância, sabor, acidez e equilíbrio, entre outros. Mais de 78 amostras de microlotes foram avaliadas nesta edição por um time de nove especialistas* liderados por Silvio Leite, head judge da premiação.
“Este café canéfora é um dos mais complexos e completos que eu já provei ao longo da minha carreira. É a primeira vez que tenho chance de pontuar e reconhecer um café robusta exemplar 100 pontos, produzido no coração da floresta com máxima excelência, um feito inédito! O conjunto de atributos vai surpreender os apaixonados por café com notas exuberantes de rosas brancas, rapadura, caramelo, hibisco, guaraná e açúcar mascavo, entre outros sabores que garantem uma experiência excepcional”, destaca Silvio Leite, especialista em cafés especiais.
O Projeto Tribos é embasado em um ciclo sustentável que investe na disseminação de conhecimento e na capacitação das comunidades aprimorando a infraestrutura adequada para a produção de cafés especiais sustentáveis em harmonia com a floresta amazônica. Os dez melhores lotes também são reconhecidos com prêmios em dinheiro e por meio da compra das sacas a preços acima do mercado.
Projeto Tribos na Semana Internacional do Café
O microlote raro de café de alta qualidade 100% Robusta Amazônico que sagrou-se campeão do concurso Tribos com 100 pontos pode ser degustado em primeira mão durante a Semana Internacional do Café, que acontece em Belo Horizonte (MG), entre os dias 20 e 22 de novembro, no Expominas.
Uma palestra dedicada ao tema é destaque na programação no dia 21 de novembro, às 14h30. O encontro “O Café Perfeito de 100 Pontos: 100% Robusta Amazônico” é promovido na Cafeteria Modelo e conta com a presença do Silvio Leite, referência em cafés especiais.
Resultado da 6ª edição do Concurso Tribos 2024
Conheça os grandes campeões que chegaram ao máximo potencial de qualidade no cultivo. A nota final é composta pela média dos nove especialistas que provaram os cafés*, sendo que dois deles, incluindo Silvio Leite – uma das maiores autoridades em cafés especiais, registraram pontuação máxima para o grande campeão Rafael Mopimop Suruí, da Terra Indígena Sete de Setembro, em Rondônia.
Fonte: Lara Moeller Nunes