Manter os rios limpos é essencial para preservar o meio ambiente, a saúde humana e a biodiversidade. Nos dias 16 e 17 de dezembro, o projeto Vale Sustentável executado pela Associação Norte-Rio-Grandense de Engenheiros Agrônomos (ANEA), em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, retirou do Rio Piranhas-Açu 1.100 quilos de resíduos sólidos, em Alto do Rodrigues (500 quilos) e Macau (600 quilos).
Muitas atividades econômicas dependem dos rios, como a pesca, o turismo e a agricultura. A poluição compromete essas atividades, causando prejuízos econômicos e sociais. O manancial é fonte de subsistência das marisqueiras que retiram do mangue os mariscos para comercialização e consumo. Além disso, o local abriga uma grande biodiversidade, como peixes, plantas aquáticas e outros organismos. A poluição com resíduos químicos, lixo e esgoto pode causar a morte desses seres vivos, afetando todo o ecossistema.
De acordo com o coordenador geral do projeto, Elisângelo Fernandes, é fundamental que a população e poder público se conscientizem sobre a necessidade de proteger os rios. “Os rios são uma das principais fontes de água doce para consumo humano, agricultura e indústria. A poluição compromete a qualidade da água, tornando-a imprópria para uso e prejudicando o acesso à água potável. Rios poluídos podem espalhar doenças, como leptospirose, cólera e hepatite, principalmente quando há despejo de esgoto ou lixo. Além disso, o consumo de peixes contaminados pode prejudicar a saúde. Somente este ano, realizamos sete limpezas de praias e rios em Galinhos, Assú, Carnaubais, Guamaré, Alto do Rodrigues e Macau. Para 2025, esperamos contar com o apoio da comunidade para manter nossos mananciais limpos”, afirmou.
Os técnicos recolheram diversos itens, como por exemplo papel, plásticos, brinquedos, garrafas pet e de vidro, roupas intimas, sandálias, capa para chuva, fraldas, absorventes, vassoura, ferro, arame farpado.
Fonte: Assessoria