24.5 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralProjeto pode consolidar Política Ambiental Federal

Projeto pode consolidar Política Ambiental Federal

PL pode colaborar na concretização da Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 1506/22 que permite que os valores arrecadados com multas ambientais sejam usados para financiar o pagamento por serviços ambientais.

Para Luciana Lara Sena Lima, especialista em Direito Ambiental e sócia do Lara Martins Advogados, esse projeto poderá trazer contribuições para o meio ambiente. “Mesmo ainda pendente de uma regulamentação para a sua efetivação, o Programa Federal de Pagamento por Serviços Ambientais (PFPSA) já está instituído com o com o objetivo de efetivar a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais (PNPSA). Esses pagamentos são relativos aos serviços da União nas ações de manutenção, recuperação ou melhoria da cobertura vegetal nas áreas prioritárias para a conservação, o combate à fragmentação de habitats, para a formação de corredores de biodiversidade e de conservação dos recursos hídricos”, diz a advogada.

Lima explica que os serviços ambientais que poderão ser financiados estão previstos na Lei 14.119/2021, e entre eles, destaca as melhorias sociais a comunidades rurais e urbanas, green bonds ou títulos verdes, e as Cota de Reserva Ambiental (CRA).

O projeto também prevê desconto em multas, condicionado ao financiamento de ações do PFPSA. Segundo a advogada, isso pode ser efetivo para a consolidação da Política.

“É dever dos órgãos ambientais fiscalizar, coibir e punir os responsáveis por danos ambientais. Mas as facilidades para pagamento de multas com financiamento do Programa podem servir de instrumento mais efetivo para a concretização da Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais”, conclui a advogada.

Fonte: Luciana Lara Sena Lima, doutoranda em Ciências Jurídicas pela Universidade Autônoma de Lisboa (UAL), mestra em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento pela PUC/GO, especialista em Direito Ambiental e sócia do Lara Martins Advogados.

Fonte: Jonas Aguilar

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS