22.2 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralProjeto da Emater Goiás é finalista do 22º Troféu Seriema

Projeto da Emater Goiás é finalista do 22º Troféu Seriema

O trabalho científico “Conservação, melhoramento e cultivo do pequizeiro”, fruto de uma colaboração entre Emater Goiás e a Embrapa Cerrados, é finalista na categoria de Biodiversidade do 22º Troféu Seriema – Prêmio Crea de Meio Ambiente. A classificação foi divulgada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO).

Considerado como o “Oscar da Sustentabilidade”, o Troféu Seriema se consolidou como um dos maiores prêmios de meio ambiente do país. A premiação é realizada pelo Crea-GO, e tem o objetivo de reconhecer trabalhos da sociedade e de instituições que, por meio de ações, impactam na sustentabilidade do planeta e promovem a conscientização ambiental.

A pesquisa, que está entre os três trabalhos finalistas da categoria, foi publicada com autoria de Elainy Botelho e Sidney Cunha, da Emater, e Ailton Pereira e Helenice Moura, da Embrapa. O Dr. Ailton Pereira afirma que a premiação é de extrema importância pelo reconhecimento, valorização e divulgação de projetos relevantes na área de meio ambiente. “Estamos muito felizes com a classificação finalista do projeto, que é fruto de um esforço de mais de 20 anos da Emater Goiás e Embrapa Cerrados para descobrir o potencial máximo e as melhores formas de cuidar do pequizeiro”, completa.

O presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia, comemora a classificação do trabalho de pesquisa realizado em parceria com a Embrapa Cerrados. “O pequi é um fruto nativo do Cerrado e símbolo da culinária do Estado de Goiás. Temos o maior orgulho de ter na Emater o maior banco de germoplasma de pequi no mundo, que foi iniciado há mais de 25 anos com diferentes variedades de pequi encontradas na natureza, em diversas cidades e estados, por meio de clonagem e enxertia. E tudo isso só foi possível por meio do trabalho dos nossos pesquisadores, que agora poderá ser premiado e reconhecido em todo o país”, afirmou.

Fonte: Emater Goiás

spot_img
spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS