O Programa ‘Eloos Citros’ reuniu nas últimas semanas consultores e produtores do setor citrícola, na capital Goiânia e na paulista Mogi-Mirim. Iniciativa da Sipcam Nichino Brasil, Eloos Citros é formado por especialistas independentes que têm por objetivo impulsionar um fórum permanente de discussão sobre os principais desafios fitossanitários da citricultura. Nos dois encontros, foram amplamente debatidas medidas efetivas para controle do psilídeo-dos-citros, vetor do ‘greening’ e também dos principais ácaros da cultura.
Na capital Goiânia, o pesquisador e professor Pedro Yamamoto, da USP e da consultoria SmartMip, abordou com base em novos estudos a efetividade dos inseticidas Fiera® (buprofezina), Fujimite® (fenpiroximato) e Trebon® (etofenprox) no manejo dos citros. O mesmo tema foi explorado a partir de experiências a campo do consultor Sergio Camargo no ‘Eloos’ de Mogi-Mirim.
Segundo explica o engenheiro agrônomo Marcelo Palazim, coordenador de marketing e especialidades da Sipcam Nichino, os trabalhos apresentados nas reuniões técnicas trataram de uma estratégia inovadora para controle do ‘psilídeo-dos-citros’ (Diaphorina citri), ancorada nos inseticidas Fiera® e Fujimite®. “O inseto que transmite o ‘greening’ aos pomares de laranja mostrou-se altamente suscetível aos dois ingredientes ativos”, revela Palazim
“Os inseticidas agem sobre as fases adulto e ninfa (fase jovem) do ‘psilídeo-dos-citros”, continua o agrônomo. “Aplicações isoladas ou combinadas entregam eficácia de 75% a 100%”, ele destaca. “São dados significativos diante da capacidade reprodutiva do ‘psilídeo’. A combinação dos ativos permite a quebra efetiva do ciclo de desenvolvimento da praga.”
Ácaros e agentes polinizadores
Conforme mostraram os consultores Yamamoto e Camargo, o inseticida Fujimite® (fenpiroximato) continua sendo empregado com sucesso no controle de pragas de relevância econômica, entre estas o ácaro-da-leprose e ácaros desfolhadores. “Este produto se consolidou entre as referências no controle de ácaros e, recentemente, também teve seu registro expandido ao manejo do ‘psilídeo-dos-citros’”, destaca Palazim.
Já o inseticida Trebon®, segundo ressaltaram os consultores do ‘Eloos Citros’, constitui um eficaz produto de contato com amplo espectro de ação. “Trebon® tornou-se ferramenta estratégica para manejo dos pomares, sobretudo em virtude de sua ação de choque e da alta seletividade a inimigos naturais de pragas e agentes polinizadores”, finaliza Marcelo Palazim.
Fonte: Fernanda Campos



