23.6 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralPrograma de boas práticas incentiva o bem-estar animal em fazendas de gado...

Programa de boas práticas incentiva o bem-estar animal em fazendas de gado de leite

O trabalho com bem-estar animal no universo da pecuária de leite já é uma realidade em muitas fazendas no Brasil. Um objetivo fundamental é criar condições nas propriedades produtoras que permitam aos animais terem conforto e expressarem seus comportamentos naturais. Esses cuidados resultam em maior produtividade, menor incidência de doenças e colaboram para melhor qualidade do leite.

Além do bem-estar animal ser condição para que as vacas produzam com saúde e eficiência, a Nestlé Brasil, ator significativo na cadeia de laticínios no mercado, vê essa questão como um indicador diretamente relacionado à sustentabilidade da fazenda, influenciando consequentemente na redução das emissões de carbono do sistema produtivo. Membro da Colaboração Brasileira de Bem-Estar Animal (COBEA), a empresa é pioneira na implementação de práticas de bem-estar animal a campo e tem reforçado seu foco no assunto anualmente, integrando a temática como um pilar fundamental para a sustentabilidade e parte da sua jornada de desenvolvimento de uma pecuária regenerativa.

Com a entrada na COBEA, a empresa consolidou ainda mais seu compromisso com o tema, conforme explica a gerente-executiva de Agricultura Sustentável na Nestlé Brasil, Barbara Sollero. “Trabalhar em prol do bem-estar animal é uma responsabilidade que transcende os interesses individuais, trazendo benefícios significativos para produtores, consumidores e toda a indústria. As boas práticas de bem-estar animal não apenas promovem a saúde e o bem-estar dos animais, mas também impactam positivamente a qualidade dos produtos e a sustentabilidade da produção.”

Estimulando boas práticas na indústria de laticínios

Visando esse objetivo, a Nestlé Brasil tem desenvolvido um programa de boas práticas de fazenda chamado Nature por NINHO®, que tem como uma de suas práticas de desenvolvimento sustentável o incentivo à adoção de práticas de bem-estar animal. O programa contempla orientações sobre cuidados com o solo, práticas de agricultura regenerativa, cuidado com os recursos naturais, gestão hídrica, treinamento de pessoas e garantia dos direitos humanos e do bem-estar dos animais da fazenda, a partir da manutenção das instalações, da prevenção e tratamento de doenças, uso de anestésico e analgésico em procedimentos veterinários como amochamento, manejo nutricional adequado para as categorias, uso de sêmen sexado objetivando a redução de machos, boas práticas de manejo, entre outros assuntos importantes, para que o fornecedor possa ser mais eficiente na produção de leite.

Para que essas práticas de manejo façam parte da rotina da propriedade, vem sendo realizado um processo de sensibilização e capacitação de pessoas, entre consultores e fornecedores. Dessa forma, a empresa está contribuindo para uma mudança de mentalidade no setor, onde melhores práticas são gradualmente introduzidas e se tornam comuns. Outro ponto importante é auxiliar os fornecedores com adaptação e investimento em infraestrutura nas fazendas para garantir o bem-estar aos animais, uma vez que essa necessidade financeira para a transformação da cadeia de produção continua sendo um desafio.

A empresa incentiva no campo a adoção de tecnologias de monitoramento animal, principalmente nas fazendas do nível Diamante, onde os fornecedores devem ter pelo menos 60% dos animais adultos monitorados. Esse acompanhamento auxilia os produtores a tomarem melhores decisões na fazenda, especialmente em relação ao manejo reprodutivo, além de favorecer a detecção precoce de doenças e se existiu algum evento que causou estresse nos animais monitorados.

Engajamento que gera resultados

Para destacar os avanços no programa, como o reconhecimento da primeira fazenda nível Diamante, a Nestlé realizou na primeira semana de outubro de 2025 o “Circuito Nature por Ninho 2025”, um evento em Gameleira de Goiás (GO) que juntou cerca de 400 pessoas, principalmente seus produtores e fornecedores.

O evento também representou uma oportunidade de capacitação, com palestras e workshops relacionados a temas como gestão da fazenda, cuidado com os bezerros recém-nascidos, melhoramento genético, nutrição animal, agricultura regenerativa e manejo sustentável do solo, e sucessão familiar e longevidade das fazendas. Foi possível observar como o engajamento com os fornecedores pode ser feito na prática, a importância de reconhecer o bom desempenho, tal como de desenvolver uma cultura de cuidado na fazenda, onde as pessoas responsáveis pelos cuidados diários dos animais têm um papel crucial.

Outro ponto importante para a Nestlé é como as boas práticas de bem-estar animal contribuem para a redução das emissões de carbono, alinhando-se às metas globais de sustentabilidade. “A parceria com a COBEA reforça o compromisso da Nestlé com o bem-estar animal e com o clima. Estamos confiantes de que ela não apenas acelerará e impulsionará a inovação e a pesquisa, mas também facilitará um diálogo ativo e uma conexão entre os principais stakeholders das diversas cadeias produtivas animais, promovendo um avanço setorial consistente e sustentável”, finaliza Barbara.

Fonte: Andrea Mesquita

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS