24.7 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralPrograma Conecta Copersucar capacitará jovens em situação vulnerabilidade para a área de...

Programa Conecta Copersucar capacitará jovens em situação vulnerabilidade para a área de logística

Em parceria com a Espro, iniciativa oferece curso profissionalizante gratuito nas cidades do interior e litoral paulista com introdução às áreas de logística, saúde e segurança no trabalho, elétrica e mecânica. Inscrições acontecem até o dia 22 de fevereiro

O Programa Conecta, projeto social da Copersucar, líder global na comercialização de açúcar e etanol, passa a contar com a parceria do Espro (Ensino Social Profissionalizante), entidade filantrópica que há mais de 40 anos ajuda a incluir jovens e adolescentes no mundo do trabalho. Para inaugurar esta nova fase, a iniciativa da companhia oferece, a partir de 28 de fevereiro, cursos gratuitos de capacitação e desenvolvimento pessoal e profissional com foco nas áreas de conhecimento associadas ao trabalho nos terminais de distribuição da Copersucar, setor com escassez de mão de obra especializada.

De acordo com Maria Cláudia Trabulsi, coordenadora de sustentabilidade da Copersucar, a nova etapa do Programa Conecta busca aliar a necessidade e o potencial do setor de logística, onde a empresa é especialista, com a carência de aprendizagem de jovens em situação de vulnerabilidade. “Queremos levar todo o nosso conhecimento a estes alunos de forma criar uma base sólida e ampliar as oportunidades, para que eles tenham a possibilidade de seguir uma carreira em uma área que possui grande relevância para o País e está em constante crescimento. A formação de futuros profissionais é uma de nossas escolhas para contribuir com uma sociedade melhor nas cidades onde estamos presentes, gerando conhecimento, transformação social e renda”.

A jornada é voltada a concluintes do ensino médio, com idades entre 18 e 23 anos, residentes prioritariamente nas regiões metropolitanas dos municípios de São José do Rio Preto (SP), Ribeirão Preto (SP) e Santos (SP). Os interessados em participar devem se inscrever no site do Espro, utilizando o código COPER23. As inscrições estão abertas até o dia 22 de fevereiro.

O curso, 100% remoto, terá amplo aprofundamento didático. Serão 200 horas de conteúdos voltados à formação técnica e comportamental, com 50 encontros de 4 horas de duração, em cinco dias da semana.

As atividades utilizam metodologias ativas como aprendizagem por pares, aprendizagem baseada em problemas e gamificação para aperfeiçoar a autonomia do jovem. Dessa forma, ele será capaz de compreender e atuar em aspectos cognitivos, socioeconômicos, afetivos, políticos e culturais. Através de treinamentos na prática, os alunos conseguirão vivenciar situações reais do mercado de trabalho atual. Os concluintes poderão ser contratados pela Copersucar ao final do programa, mas a intenção principal das organizações é desenvolver mão de obra qualificada, apoiando a transformação das vidas dos jovens.

Novos talentos com perfil “mão na massa”

Na jornada de aprendizagem também estarão presentes conteúdos relacionados a letramento digital, educação financeira, logística, segurança do trabalho, noções básicas de mecânica e elétrica. O desenho do curso foi construído com base na integração de competências socioemocionais, conhecimentos técnicos e aplicação prática dos aprendizados.

“Ficamos muito felizes com a parceria com a Copersucar. O segmento de logística no mercado de etanol e açúcar tem uma complexidade que permitirá ao jovem, após capacitado, atuar em empresas globais. Assim, seguimos com a nossa missão de, junto com a qualificação técnica, ajudar o jovem em sua formação como cidadão protagonista do seu futuro.”, afirma Alessandro Saade, superintendente do Espro.

Há mais de sete anos contribuindo com a transformação social nas comunidades onde a empresa atua, o Programa Conecta Copersucar já acolheu mais de 43 mil pessoas, entre jovens em formação, empreendedores, integrantes das comunidades e cidadãos em situação de vulnerabilidade. Aliado a isso, a iniciativa promoveu diversas ações culturais que impactaram mais de 15 mil pessoas, entre alunos, familiares e membros da comunidade.

Fonte: Paulo Mathias Neto (GWA)

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS