Duas propriedades parceiras da UltraCheese, localizadas em Cruzília (MG), foram destaque no 56° Torneio Leiteiro, realizado pelo Sindicato Rural do município, evidenciando a força da produção local, com vacas sendo avaliadas em suas próprias fazendas, respeitando seu habitat natural.
A primeira propriedade foi o Sítio Limeira, de Rafael Arantes Meirelles e sua família, onde a vaca Piscina alcançou a maior produção individual do torneio, com impressionantes 82.080 kg em três ordenhas no período de 24 horas. Holandesa na quarta cria, nasceu e foi criada no próprio sítio, refletindo o cuidado e a dedicação da família à produção de leite. Apesar de serem considerados novatos no torneio, o Sítio Limeira também conquistou o quarto lugar na produção média de três vacas, com 67.051 kg, demonstrando consistência e trabalho em equipe.
Assistido pelo Programa Mais Leite Saudável (PMLS), que permite aos laticínios e às cooperativas utilizarem os créditos presumidos do PIS/Pasep e da Cofins de leite in natura, usado como insumo, o Sítio Limeira conta com assistência técnica fornecida pela UltraCheese há cerca de três anos.
Outro grande destaque foi a J7 Fazenda Reunidas, parceira da Cruzília na produção de matéria-prima e de propriedade dos irmãos Guilherme, Gilberto e Thelma Junqueira Maciel. Com uma trajetória marcada pela tradição, a família participa de todos os 56 torneios regionais realizados até hoje – sendo que, até 2021, o patriarca Dr. Maurilio Ferreira Maciel competiu com duas propriedades, São Paulo e Quilombo. Neste ano, a J7 Fazenda Reunidas conquistou o primeiro lugar na produção média de três vacas, alcançando 76.575 kg. Entre os animais, brilhou a vaca Cruzília Ocupada Litoral, de pelagem fumaça e segunda cria, que obteve 80.595 kg, evidenciando a força genética e o rigoroso trabalho de seleção da região, onde touros Simental leiteiro foram utilizados no cruzamento, na década de 1950.
O leite fornecido por esses produtores é destinado à unidade fabril de Cruzília, onde passa por criterioso processo de transformação em queijos especiais, reconhecidos e premiados internacionalmente. “Além dessas propriedades, a Cruzília também realiza a captação em outras fazendas situadas na Serra da Mantiqueira, considerada um dos mais destacados terroirs para a produção de queijos finos no Brasil”, lembra Giovani Lélis de Oliveira, coordenador de Originação da UltraCheese. “Essa excelência deve-se, em grande medida, à histórica introdução de genética de gado leiteiro por imigrantes dinamarqueses, que identificaram na região condições de relevo e clima semelhantes às dos Alpes suíços, conferindo ao leite e, consequentemente, aos queijos ali produzidos atributos sensoriais e qualitativos singulares”, conclui.
Como parte das iniciativas de ESG da companhia, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Projeto Originação tem como propósito aproximar a indústria dos produtores de leite, por meio de ações voltadas à melhoria da qualidade da matéria-prima e ao fortalecimento da sustentabilidade nas propriedades rurais. A iniciativa busca impulsionar o desenvolvimento dos produtores, promovendo a elevação da qualidade do leite, o aumento da produtividade e a rentabilidade das propriedades, estabelecendo um ciclo de benefícios mútuos para todo o setor.
Fonte: Daniela Weber Licht