“Produção Orgânica de Banana” foi o foco do curso que reuniu 30 produtores da fruta nessa semana na comunidade de Peroba, em Santa Rosa do Sul (SC). A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (FAESC), em parceria com a Epagri e Sindicato Rural de Jacinto Machado.
O evento foi destinado aos produtores que fazem parte do grupo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG Fruticultura) do Sistema FAESC/SENAR-SC. A abertura contou com a participação do presidente do Sindicato Rural de Jacinto Machado, Antonio José Porto, do supervisor técnico do SENAR/SC Jaison Buss, da supervisora regional Sueli Silveira Rosa e do técnico de campo Juliano Zaccaron, bem como do presidente da Associação Vida Nova, Pedro de Araujo Generoso, da qual fazem parte todos os produtores da Ateg/Fruticultura.
Sueli salienta que a produção de banana orgânica está conquistando cada vez mais espaço no sul, o que contribui para aumentar a renda de muitas famílias. “O curso representou mais uma iniciativa que ajudará os produtores a aproveitarem os potenciais existentes em suas propriedades com melhor planejamento dos pomares e práticas adequadas de cultivo”.
Para Zaccaron, eventos como esse são fundamentais para que os agricultores extraiam conhecimentos e, a partir disso, implementem mudanças para melhor condução de suas lavouras. “Além disso, há um contato direto entre os agricultores e os pesquisadores que trocam informações e ideias sobre os manejos e técnicas para conduzir os bananais orgânicos. Com certeza todo esse aprendizado será revertido em melhorias na produção de banana orgânica em cada uma de suas propriedades”.
Entre os destaques da programação estiveram a abordagem de temas como: manejo de doenças em bananal orgânico; desbrota, desfolha, densidade populacional e manejo de famílias; adubação em pomares orgânicos de banana, variedade para cultivo orgânico de bananas – potencialidades e desafios; entre outros.
O curso foi ministrado pelos seguintes palestrantes: engenheiro agrônomo Ricardo José Zimmermann da Epagri – Estação Experimental de Itajaí; engenheiros agrônomos Henrique Belmonte Petry e Márcio Sônego da Epagri Experimental de Urussanga; engenheira agrônoma Merielle Oliveira Almeida da Epagri EM Sombrio; engenheiro agrônomo Luiz Augusto Martins Peruch da Epagri Departamento Estadual de Marketing e Comunicação; além do engenheiro agrônomo Marcelo Mendes de Haro da Epagri Estação Experimental de Itajaí.
ASSISTÊNCIA TÉCNICA E GERENCIAL
O Sistema FAESC/SENAR, juntamente com suas parcerias vem contribuindo para o fortalecimento da fruticultura orgânica no Estado com o Programa de Assistência Técnica e Gerencial. Segundo a coordenadora estadual da ATeG, Paula Araújo Dias Coimbra Nunes, a iniciativa é um processo educativo com metodologia fundamentada em ações de diagnóstico, planejamento, adequação tecnológica, formação profissional do produtor e análise de resultados. “A intenção é melhorar a qualidade do fruto tanto no que se refere ao sabor quanto no aspecto visual, garantindo um produto com todas as suas características nutritivas”.
O superintendente do SENAR/SC, Gilmar Zanluchi, afirma que a ATeG com foco na fruticultura está revelando grandes potenciais no Estado. O investimento na produção de bananas orgânicas é um dos exemplos que vêm conquistando bons resultados. “Nossos produtores são dedicados e não medem esforços para colocar em prática as orientações que recebem no programa de assistência técnica que oferecemos. Tudo indica que a fruticultura catarinense continuará sendo pauta de excelentes notícias”.
O presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo, ressalta o expressivo desempenho do setor de fruticultura no Estado ao mencionar dados da Epagri/CEPA, que apontam mais de 14 mil fruticultores em território catarinense. “Somos o quarto produtor nacional de banana e estamos conquistando visibilidade com outras culturas como, por exemplo, a maçã e a pitaia. A produção de frutas orgânicas está crescendo enão temos dúvidas de que as ações do SENAR/SC, da Epagri e outras entidades contribuem significativamente para atingirmos os melhores resultados”.
Fonte: MB Comunicação