26.7 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralProdução de leite transforma vida de pequenos produtores no estado

Produção de leite transforma vida de pequenos produtores no estado

Marcos Antônio Gea Paulino, de 29 anos, mora na cidade de Iporã, Noroeste paranaense. O – hoje – produtor independente sempre ajudou o pai, que lidava com a avicultura. Há dez anos, porém, ele ganhou quatro alqueires de terra e decidiu mudar de ramo, partindo para a produção de leite. No começo, tinha apenas dois animais; hoje são 42.

“A decisão de trabalhar com a atividade foi a renda. Como a área é pequena, conseguimos aproveitá-la melhor com a produção de leite”, afirma o produtor.

Marcos Paulino – que estudou até o sétimo ano do ensino fundamental– foi se profissionalizando com o tempo: fez cursos de inseminação artificial, melhoramento genético e manejo de ordenha, por exemplo. Dessa maneira, além de ter acesso a financiamentos e participar de projetos governamentais para conseguir recursos e incentivos, ele mesmo faz a inseminação artificial dos animais da propriedade. O resultado são vacas de alta performance para melhorar cada vez mais o rebanho e a produção de leite.

Atualmente, a fazenda trabalha com 10 mil litros de leite por mês, com 20 animais adultos em produção. A ordenha – que era manual – passou a ser automatizada. E o leite tem destino certo: uma cooperativa próxima à Iporã. “Eu recebo o mesmo valor de quem tem quantidade. E toda essa parte de acompanhamento dos técnicos e assistência contribui muito para que eu consiga ter um leite de qualidade e ser modelo nessa área”, comemora.

Desde 2012, o engenheiro agrônomo da Emater, Rafael Meier de Matos, presta assistência a Marcos Paulino por meio do programa Leite Mais Arenito, do governo estadual, que já investiu R$ 4 milhões na cadeia leiteira do Noroeste. Para o especialista, a vantagem das visitas para o produtor é que ele passa a usar a propriedade de maneira mais eficiente, melhorando a qualidade do produto e fidelizando a indústria. Os técnicos orientam a atividade desde a parte de pastagem, produção de alimentos, sanidade e alimentação até a orientação para obtenção de crédito rural e programas de incentivo. “Hoje nosso leite é referência em qualidade”, completa o produtor.
Produção paranaense

A produção de leite no Paraná cresceu 72% nos últimos 10 anos. De acordo com dados do último levantamento feito pelo IBGE, de 2006 a 2015 a produção leiteira do Estado passou de 2,7 para 4,6 bilhões de litros/ano. O Paraná lidera a produção leiteira entre os estados do Sul e a perspectiva é crescer ainda mais.

Fonte: GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ

Imagem créditos: Arquivo

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS