27.6 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralProcon de Jataí – Sucesso de atendimento em 4 anos

Procon de Jataí – Sucesso de atendimento em 4 anos

ORISTON CARDOSO, formado em direito e administração de empresas, com pós-graduação em Direito e Processo do Trabalho; Direito do Consumidor e Direito Previdenciário dirigiu muito bem a unidade do Procon em Jataí.

Ao longo de quatro anos que esteve à frente do órgão criou e desenvolveu campanhas, parcerias e soluções para contribuir com a agilidade de questões que envolveram clientes e empresários. Além disso também fez ações preventivas.

Dentro da Semana do Consumidor ORISTON CARDOSO e toda sua equipe esteve num trabalho árduo de orientação de direitos e deveres com panfletagem, entrevistas nos veículos de imprensa local, atendendo empresários para oferecer orientações acerca do Direito do Consumidor.

Para o público as ações foram mais abertas, como no Shopping Jatahy, blitze nas principais ruas e avenidas. Muitas palestras realizadas para estudantes, jovens e idosos. Houve o envolvimento das polícias Civil e Militar, desembargadores dr. Marcos da Costa Ferreira e dr. Altamiro Garcia Filho.

No sistema tecnológico o processo digital SIGEP, que já existia, foi modernizado com base no PROJUD do TJ-GO onde há a eliminação total de papel e tudo é registrado, feito e arquivado no sistema on-line para evitar perdas por manuseio e economizar com papel trazendo a pegada ecológica para dentro do PROCON-JATAÍ. Ao número de telefone do Procon foi adicionado o Wathsapp para facilitar a comunicação com a população.

No sistema inclusivo se destaca o PROCON VAI ATÉ VOCÊ para casos de pessoas com deficiência e/ou dificuldade de locomoção, como por exemplo, cidadãos acamados, cadeirantes e outros, onde, de acordo com o diretor ORISTON CARDOSO é bem mais fácil e humano que um atendente se desloque até aquele caso.

Não bastante, o PROCON-JATAÍ atende hoje com estagiários da faculdade de Direito. São 15 pessoas capacitadas, dentro do sistema desenvolvido e validado pelo IEL. Outro ponto de destaque é o PROCON RURAL para atendimento aos produtores rurais em casos de danos e avarias onde é necessário fazer o laudo para o reembolso, facilitando a esse consumidor o processo de indenização.

Procon Rural

Feirões de renegociação de dívidas (FEIRÃO LIMPA NOME) foram desenvolvidos nos quatro anos dentro da Semana do Consumidor, assim trouxe condição de pagamento para o consumidor e para o fornecedor ou empresário (Eneel/ Saneago/ Empresários), contar com o dinheiro no seu caixa. Dessa forma ainda diminuiu o número de processos judiciários.

Em parcerias com Acij e Eneel foram realizadas ações de premiação, CONSUMIDOR PREMIADO. A concessionária de energia ofereceu 80 geladeiras novas para troca por velhas. Através dos empresários foram feitos sorteios de até 50 prêmios, dentre eles 7 motocicletas.

Consumidor Premiado

Outra atividade importante do PROCON-JATAÍ é a fiscalização rotineira nos postos de combustíveis apoiando o Procon-GO, fazendo a averiguação da qualidade e litragem dos produtos.

Nova sede do PROCON-JATAÍ

O PROCON-JATAÍ ainda ganhou grandes desafios. Com a doação de uma área para a construção de sua sede própria tinha, então, essa missão. A obra orçada em aproximadamente 3 milhões de reais (R$3.000.000,00) foi executada com recursos próprios, com renovação de todo mobiliário e equipamentos. São quase mil metros quadrados (993,02m2) de área para um atendimento confortável ao consumidor. Hoje o PROCON-JATAÍ é o mais moderno do estado de Goiás.

E com isso Oriston Cardoso encerra sua gestão com o reconhecimento e aprovação de toda a sociedade, tanto da parte dos consumidores quanto dos empresários.

Por: Fabélia Oliveira

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS