ORISTON CARDOSO, formado em direito e administração de empresas, com pós-graduação em Direito e Processo do Trabalho; Direito do Consumidor e Direito Previdenciário dirigiu muito bem a unidade do Procon em Jataí.
Ao longo de quatro anos que esteve à frente do órgão criou e desenvolveu campanhas, parcerias e soluções para contribuir com a agilidade de questões que envolveram clientes e empresários. Além disso também fez ações preventivas.
Dentro da Semana do Consumidor ORISTON CARDOSO e toda sua equipe esteve num trabalho árduo de orientação de direitos e deveres com panfletagem, entrevistas nos veículos de imprensa local, atendendo empresários para oferecer orientações acerca do Direito do Consumidor.
Para o público as ações foram mais abertas, como no Shopping Jatahy, blitze nas principais ruas e avenidas. Muitas palestras realizadas para estudantes, jovens e idosos. Houve o envolvimento das polícias Civil e Militar, desembargadores dr. Marcos da Costa Ferreira e dr. Altamiro Garcia Filho.
No sistema tecnológico o processo digital SIGEP, que já existia, foi modernizado com base no PROJUD do TJ-GO onde há a eliminação total de papel e tudo é registrado, feito e arquivado no sistema on-line para evitar perdas por manuseio e economizar com papel trazendo a pegada ecológica para dentro do PROCON-JATAÍ. Ao número de telefone do Procon foi adicionado o Wathsapp para facilitar a comunicação com a população.
No sistema inclusivo se destaca o PROCON VAI ATÉ VOCÊ para casos de pessoas com deficiência e/ou dificuldade de locomoção, como por exemplo, cidadãos acamados, cadeirantes e outros, onde, de acordo com o diretor ORISTON CARDOSO é bem mais fácil e humano que um atendente se desloque até aquele caso.
Não bastante, o PROCON-JATAÍ atende hoje com estagiários da faculdade de Direito. São 15 pessoas capacitadas, dentro do sistema desenvolvido e validado pelo IEL. Outro ponto de destaque é o PROCON RURAL para atendimento aos produtores rurais em casos de danos e avarias onde é necessário fazer o laudo para o reembolso, facilitando a esse consumidor o processo de indenização.
Procon Rural
Feirões de renegociação de dívidas (FEIRÃO LIMPA NOME) foram desenvolvidos nos quatro anos dentro da Semana do Consumidor, assim trouxe condição de pagamento para o consumidor e para o fornecedor ou empresário (Eneel/ Saneago/ Empresários), contar com o dinheiro no seu caixa. Dessa forma ainda diminuiu o número de processos judiciários.
Em parcerias com Acij e Eneel foram realizadas ações de premiação, CONSUMIDOR PREMIADO. A concessionária de energia ofereceu 80 geladeiras novas para troca por velhas. Através dos empresários foram feitos sorteios de até 50 prêmios, dentre eles 7 motocicletas.
Consumidor Premiado
Outra atividade importante do PROCON-JATAÍ é a fiscalização rotineira nos postos de combustíveis apoiando o Procon-GO, fazendo a averiguação da qualidade e litragem dos produtos.
Nova sede do PROCON-JATAÍ
O PROCON-JATAÍ ainda ganhou grandes desafios. Com a doação de uma área para a construção de sua sede própria tinha, então, essa missão. A obra orçada em aproximadamente 3 milhões de reais (R$3.000.000,00) foi executada com recursos próprios, com renovação de todo mobiliário e equipamentos. São quase mil metros quadrados (993,02m2) de área para um atendimento confortável ao consumidor. Hoje o PROCON-JATAÍ é o mais moderno do estado de Goiás.
E com isso Oriston Cardoso encerra sua gestão com o reconhecimento e aprovação de toda a sociedade, tanto da parte dos consumidores quanto dos empresários.
Por: Fabélia Oliveira