Primeiro vinho com Selo da Indicação de Procedência Altos Montes chega ao mercado
O Chardonnay Reserva 2020 da Vinhos Fabian, lançado na última semana, é o primeiro vinho a ser comercializado com o Selo de Indicação de Procedência dos Altos Montes. “Este lançamento é para nós um marco muito importante porque evidencia ainda mais a altíssima qualidade de nossos vinhos e de nosso terroir”, declara Giovani Fabian, diretor da Vinhos Fabian e Coordenador da IP Altos Montes.
O rótulo, oriundo da Safra das Safras, propõe uma experiência de alta qualidade, com passagem por 4 meses em barricas de carvalho francês. O vinho apresenta aromas de frutas cítricas como abacaxi e pera. Em boca é frutado, com bom frescor e de boa estrutura. Um ótimo vinho para harmonizar com pratos leves e frescos.
Primeira safra com o Selo da IP entregará mais 10 rótulos ao mercado
O Chardonnay Reserva 2020 da Vinhos Fabian é o primeiro rótulo a ser lançado no mercado, porém, onze vinhos foram aprovados para uso do Selo IP Altos Montes. O processo de avaliação das amostras, que iniciou em janeiro deste ano, finalizou em maio com a entrega do Certificado de Produto Aprovado para o uso do Selo de Indicação de Procedência Altos Montes Safra 2020.
Onze vinhos foram certificados, entre eles o indicado rótulo da Vinhos Fabian. Os dez restantes ainda estão passando por processo de maturação e devem chegar ao mercado no próximo ano. As vinícolas que tiveram seus rótulos certificados nesta primeira safra são: Boscato Vinhos Finos, Cave de Angelina, Luiz Argenta Vinhos Finos, Vinhos Fabian e Vinhos Viapiana. Confira abaixo a lista completa dos onze vinhos aprovados.
Todos os vinhos aprovados são da safra 2020, conhecida como a Safra das Safras pelos especialistas. “Nós vamos entregar a primeira safra de vinhos com o Selo Altos Montes aos consumidores com a certeza de uma qualidade excepcional, histórica! Este é um marco muito importante para nós e para o mercado vitivinícola”, comenta César Curra, Coordenador da IP Altos Montes.
A aquisição do Selo gera um reconhecimento da qualidade do produto, mas também cria expectativa de chamar a atenção para o turismo na região dos Altos Montes: “Espero que com isso o consumidor venha conhecer a nossa região, o trabalho que a gente vem fazendo de excelência não apenas na produção dos vinhos, mas também na recepção ao turista”, convida Curra.
A aprovação da Indicação de Procedência dos Altos Montes aconteceu em 2012, o que reconheceu a região como umterroir único para a produção de vinhos específicos. Desde então, a associação vem trabalhando para a adaptação das vinícolas e os trâmites burocráticos para o lançamento do Selo Altos Montes. Os vinhos aprovados para utilizar o Selo foram avaliados em janeiro deste ano, para comprovar sua qualidade e correspondência às exigências técnicas da IP. As onze amostras foram submetidas a degustação às cegas e recomendadas por unanimidade pelos avaliadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Uva e Vinho (Embrapa Uva e Vinho), da Associação Brasileira de Enologia (ABE) e outros enólogos de vinícolas associadas.
Fonte: Apromontes