29.7 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralPrimeiro vinho com Selo da Indicação de Procedência Altos Montes

Primeiro vinho com Selo da Indicação de Procedência Altos Montes

Primeiro vinho com Selo da Indicação de Procedência Altos Montes chega ao mercado

O Chardonnay Reserva 2020 da Vinhos Fabian, lançado na última semana, é o primeiro vinho a ser comercializado com o Selo de Indicação de Procedência dos Altos Montes. “Este lançamento é para nós um marco muito importante porque evidencia ainda mais a altíssima qualidade de nossos vinhos e de nosso terroir”, declara Giovani Fabian, diretor da Vinhos Fabian e Coordenador da IP Altos Montes.

O rótulo, oriundo da Safra das Safras, propõe uma experiência de alta qualidade, com passagem por 4 meses em barricas de carvalho francês. O vinho apresenta aromas de frutas cítricas como abacaxi e pera. Em boca é frutado, com bom frescor e de boa estrutura. Um ótimo vinho para harmonizar com pratos leves e frescos.

 

Primeira safra com o Selo da IP entregará mais 10 rótulos ao mercado

O Chardonnay Reserva 2020 da Vinhos Fabian é o primeiro rótulo a ser lançado no mercado, porém, onze vinhos foram aprovados para uso do Selo IP Altos Montes. O processo de avaliação das amostras, que iniciou em janeiro deste ano, finalizou em maio com a entrega do Certificado de Produto Aprovado para o uso do Selo de Indicação de Procedência Altos Montes Safra 2020.

Onze vinhos foram certificados, entre eles o indicado rótulo da Vinhos Fabian. Os dez restantes ainda estão passando por processo de maturação e devem chegar ao mercado no próximo ano. As vinícolas que tiveram seus rótulos certificados nesta primeira safra são: Boscato Vinhos Finos, Cave de Angelina, Luiz Argenta Vinhos Finos, Vinhos Fabian e Vinhos Viapiana. Confira abaixo a lista completa dos onze vinhos aprovados.

Todos os vinhos aprovados são da safra 2020, conhecida como a Safra das Safras pelos especialistas. “Nós vamos entregar a primeira safra de vinhos com o Selo Altos Montes aos consumidores com a certeza de uma qualidade excepcional, histórica! Este é um marco muito importante para nós e para o mercado vitivinícola”, comenta César Curra, Coordenador da IP Altos Montes.

A aquisição do Selo gera um reconhecimento da qualidade do produto, mas também cria expectativa de chamar a atenção para o turismo na região dos Altos Montes: “Espero que com isso o consumidor venha conhecer a nossa região, o trabalho que a gente vem fazendo de excelência não apenas na produção dos vinhos, mas também na recepção ao turista”, convida Curra.

A aprovação da Indicação de Procedência dos Altos Montes aconteceu em 2012, o que reconheceu a região como umterroir único para a produção de vinhos específicos. Desde então, a associação vem trabalhando para a adaptação das vinícolas e os trâmites burocráticos para o lançamento do Selo Altos Montes. Os vinhos aprovados para utilizar o Selo foram avaliados em janeiro deste ano, para comprovar sua qualidade e correspondência às exigências técnicas da IP. As onze amostras foram submetidas a degustação às cegas e recomendadas por unanimidade pelos avaliadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Uva e Vinho (Embrapa Uva e Vinho), da Associação Brasileira de Enologia (ABE) e outros enólogos de vinícolas associadas.

Fonte: Apromontes

spot_img
spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS