20.1 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralPrimeira plenária do 12º CBA reúne líderes do setor para discutir o...

Primeira plenária do 12º CBA reúne líderes do setor para discutir o desafio da safra recorde de 2,8 milhões de toneladas

Um Raio-X da safra 2018/2019: ônus e bônus de uma safra recorde foi o tema da primeira Plenária Master do 12º Congresso Brasileiro do Algodão (CBA), que teve início nesta terça-feira (dia 27), no Centro de Convenções de Goiânia. Mediado pelo analista da Agroconsult, Marcos Rubin, o debate contou com a participação do presidente da Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa), Milton Garbugio, do presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Julio Cézar Busato, do vice-presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Eraí Maggi Scheffer, do presidente da  Associação Goiana dos Produtores de Algodão (Agopa), Carlos Moresco, e do presidente da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), Henrique Snitcovski.

Abrindo as discussões, Marcos Rubin destacou que o setor do algodão cresceu nos últimos três anos mais de duas vezes, com safra inédita estimada em 2,8 milhões de toneladas de pluma em 2018/2019. “Isso é muito benéfico, mas gera desafios, porque não se consegue crescer sem fazer investimentos, que precisam ser pagos ao longo do tempo. Também é preciso treinar equipes, ajustar operações, combinar com clientes. São questões inerentes ao crescimento não só no setor do algodão, mas em qualquer outro” destacou.

Entre os desafios elencados pelo analista, se destacaram a oferta global excedendo a demanda, a guerra comercial, que aumentou a competição entre Brasil e Estados Unidos, uma vez que este último está fora do mercado chinês, além da necessidade de aumentar a exportação, da falta de subsídios, da dependência da taxa de câmbio e de questões sanitárias.

“Este é um setor organizado e muito bem representado pelas associações, o que facilita o enfrentamento das ‘dores do crescimento’ da forma mais suave possível. O grande desafio tem sido, e vai ser ainda mais, posicionar o algodão brasileiro nos clientes; ser não só competitivo em preço, mas ter eficiência dentro das propriedades. Precisamos mostrar quem somos e brigar por mercado”, salientou Rubin

Segundo Milton Garbugio, em função do rápido crescimento do volume da produção brasileira, a Abrapa vem buscando participar cada vez mais do mercado internacional. “Temos que ser eficientes, buscar cooperação com os governos estaduais e federal, mas, principalmente, promover nosso algodão lá fora, o que já é feito hoje. Nosso foco é aumentar a confiabilidade de nossos clientes” disse o presidente da associação.

Para Henrique Snitcovski, da Anea, é importante ressaltar a evolução do setor nas últimas duas décadas. “Há 20 anos o Brasil produzia apenas para cobrir a falta do algodão no segundo semestre. Hoje temos regularidade para atender o mercado ao longo de todo o ano”, colocou, enfatizando que isso só foi possível graças à crescente cooperação com as associações de produtores. Otimista, o presidente da Abapa acredita que os maiores desafios ficaram no passado. “Hoje já somos 2º exportador do mundo e quarto maior produtor mundial. O mercado está aí. Temos de nos tornar conhecidos, mostrando nosso produto e diferenciais, como o sistema de análises de laboratório, dentre outros. Vamos conquistar espaço, apresentando quem somos e o que o fazemos”, disse Busato.

Na avaliação do vice-presidente Ampa, Eraí Maggi, o importante agora é que cada um faça seu dever de casa. “Ao longo dos últimos anos, as associações já tiveram um trabalho muito árduo, desde a lavoura à prospecção de mercado, e conseguiram consertar muitos problemas. Temos agora que continuar com nosso trabalho”, destaca Maggi. Provocado sobre o valor estimado algodão de US$ 0,60 libra-peso, Carlos Moresco disse que o desafio não é fácil, mas é possível vencê-lo. “Concordo com Eraí. O que precisamos é fazer levar essas discussões para o campo e fazer nosso dever de casa”, afirmou presidente da Agopa.

Fonte: AgriPress

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS