Consultor tributário e gerente comercial, Gabriel Junio, alerta que o empregador ou banco que não enviarem as informações aos contribuintes no prazo podem ser ser multados
O prazo para as empresas enviarem aos funcionários o informe de rendimentos 2022 termina na próxima terça-feira (28) em todo o país. O documento é necessário para preencher a declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física 2023.
O consultor tributário e gerente comercial do Grupo Soma, Gabriel Junio, explica que esse prazo também é válido para banco e corretoras de valores, que devem listar aos clientes os rendimentos gerados por meio de aplicações financeiras.
“O empregador ou bancos que não enviarem as informações aos contribuintes no prazo determinado ou disponibilizarem com erros, poderão ser multados”, lembra o especialista do Grupo Soma.
Os informes de 2022 podem ser enviados pelos Correios ou disponibilizados pela internet e aplicativos dos bancos do contribuinte.
“Todas as informações são necessárias para que a Receita (Federal) possa realizar o cruzamento de dados e estabelecer quanto cada contribuinte pagou de imposto ao longo de 2022 e deliberar se houve sonegação”, detalha Gabriel.
*O que deve constar no documento?*
-
Valores de todos os salários de 2022
-
13º salário
-
Outros rendimentos recebidos eventualmente (participação nos lucros, por exemplo).
*Inss*
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lembrou que aposentados e pensionistas podem obter os informes de rendimentos por meio da internet no site ou aplicativo do Meu INSS.
Declaração Imposto de Renda da Pessoa Física 2023
A entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2023, neste ano, deve ocorrer entre 15 de março a 31 de maio.
Fonte: Michel Victor Queiroz