21.1 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralPR: Ordem judicial suspende normativa da Adapar que restringia uso de produtos...

PR: Ordem judicial suspende normativa da Adapar que restringia uso de produtos ao combate à ferrugem asiática

A normativa da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), que restringia o uso de 67 marcas comerciais no controle da ferrugem asiática da soja foi suspensa por uma ordem judicial. A liminar foi assinada no início do mês de setembro pela juíza da 5ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Curitiba, a pedido do SINDIVEG (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal).

Segundo o presidente da Aprosoja Paraná, José Eduardo Sismeiro, os produtores do estado realizam, em média, 3 aplicações de fungicidas para o controle da doença ao longo do desenvolvimento da cultura. “Temos que buscar a rotação dos produtos e também custos menores. Não queremos que os agricultores comprem um produto que não funcione, que tenha gastos e não tenha benefícios. Porém, é preciso fazer uma avaliação melhor, testar os produtos e retirar os princípios ativos que não funcionem”, afirma.

Com a nova decisão, os produtores estão autorizados a utilizar os produtos na temporada 2016/17. “Até o momento, judicialmente, a Adapar precisa retirar essa normativa. E esperamos que a agência não recorra a essa decisão, caso contrário teremos uma causa judicial prejudicial aos produtores paranaenses”, pondera a liderança.

Fonte: Notícias Agrícolas

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS