Empresa é uma das poucas parceiras oficiais do Google para RCS
O novo sistema de mensageria do Google, o RCS (Rich Communication Service), se tornou o principal alvo da Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS. A empresa pretende aumentar o volume desse tipo de mensagem em até 15 vezes até o fim de 2023. Com isso, deve registrar um crescimento de 25% em seu faturamento, chegando aos R$ 130 milhões.
Embora ainda seja relativamente novo no mercado, o RCS é um protocolo de comunicação entre operadoras de telefonia móvel que oferece uma comunicação muito mais completa aos seus usuários. Com ele, empresas e pessoas podem se comunicar de forma mais simples e eficiente através de mensagens que permitem o envio de textos, imagens, gifs e carrosséis ao mesmo tempo. Tudo isso de maneira interativa, personalizada e muito mais segura. “É uma solução com performance até 15 superior ao SMS e até seis vezes mais barata que o WhatsApp”, garante o CEO da Pontaltech, Carlos Secron.
Não à toa, a empresa, que foi fundada em 2011 e conta com 130 colaboradores, já conta com mais de 70 clientes nesse produto, consolidando-se como o principal parceiro do Google no Brasil. Entre eles, estão Mercado Livre, Via Varejo, Quite Já e Di Santini. Com um processo de homologação simplificado junto ao Google e às operadoras de telefonia, a perspectiva é ter mais de 150 clientes de RCS até o fim deste ano, que podem usar o RCS Basic, que permite envio de mensagens simples de texto; RCS Single, com recursos de imagens e carrosséis; e RCS Conversacional, que propõe uma interação por meio de perguntas e respostas entre empresa e consumidor.
Contudo, cabe destacar que, por ser um produto exclusivo do Google, o RCS está disponível apenas para aparelhos Android, que representam 85% do total de smartphones ativos no Brasil. “Acreditamos que seja uma questão de tempo para a Apple se render a esse novo protocolo. Quando comparamos a segurança e a experiência do usuário, o sistema da Apple deixa muito a desejar”, pontua.
A fim de ampliar a experimentação do produto, a Pontaltech está lançando o Easy RCS, que combina recursos do RCS Basic ao SMS, oferecendo mais segurança e relatórios precisos de performance, sem necessidade de ajustes técnicos às campanhas de SMS. O produto está com condições especiais de pagamento com o intuito, justamente, de permitir que os clientes conheçam todo o potencial do novo formato de mensagens.
Com tantos atributos relevantes, as expectativas da Pontaltech são otimistas. “Esse é o nosso momento. Temos maturidade técnica e comercial, além de um produto extremamente promissor para um mercado ávido por uma comunicação cada vez mais eficiente e assertiva. Não vamos medir esforços para assumir a liderança em RCS no Brasil”, finaliza.
Fonte: Nathalia Bellintani