21.6 C
Jatai
InícioNotíciasPolímeros superabsorventes revolucionam a agricultura

Polímeros superabsorventes revolucionam a agricultura

O Planeta enfrenta um dos maiores desafios climáticos de sua história: a escassez hídrica. O cenário afeta diretamente a biodiversidade e compromete a produtividade agrícola, levando produtores a buscar soluções inovadoras e sustentáveis para mitigar os impactos.

Uma dessas soluções são os polímeros superabsorventes, criados na década de 1960 pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Capazes de reter grandes quantidades de água, esses produtos têm sido utilizados com sucesso para garantir o crescimento saudável de mudas, reduzir a necessidade de irrigação e recuperar áreas degradadas, oferecendo uma resposta eficaz para os agricultores e silvicultores diante dessas adversidades com o clima.

No Brasil, essa tecnologia vem sendo aprimorada com o uso de técnicas específicas para diferentes tipos de culturas. A Hydroplan-EB, referência no setor, desenvolveu uma metodologia exclusiva de aplicação que leva em consideração variáveis como solo, clima, tipo de muda, tamanho da cova e localização. “Mais do que a utilização do polímero em si, é a combinação entre qualidade do produto e a metodologia de plantio que gera efetivamente a economia de água e resultados consistentes”, explica Francisco Carvalho, gerente comercial da empresa.

Um dos destaques da marca é o HYB Plus, gel agrícola de alta performance que tem mostrado que a grande eficácia apresentada na silvicultura está se repetindo na agricultura. Sua capacidade de absorver até 500 vezes o seu peso em água reduz consideravelmente a periodicidade de irrigação, chegando a passar de 3,5 para 2 vezes em média por área.

Com tecnologia superabsorvente e formulação enriquecida com aminoácidos e bioestimulantes, o HYB Plus atua como um reservatório assegurando o acesso das mudas à água e nutrientes necessários para o seu desenvolvimento mesmo em solos desidratados e em condições adversas. Os resultados práticos são expressivos: cerca de 80% das mudas plantadas com o gel da Hydroplan-EB conseguem se desenvolver com sucesso.

“Este gel é como se fosse uma caixa d’água no pé da muda. Ao fazer a cova na terra, a planta é colocada no meio do gel e deixada ali. Conforme ela vai se desenvolvendo, vai consumindo a água com nutrientes retida no gel que por sua vez, vai murchando, e por ser biodegradável, é naturalmente absorvido pela terra”, explica Loremberg Moraes, Diretor da Hydroplan-EB.

Além de contribuir para uma produção mais eficiente, o HYB Plus também tem se mostrado essencial na recuperação de ecossistemas que foram afetados por eventos climáticos extremos, como queimadas. “O uso de polímeros não apenas melhora a retenção de umidade no solo, mas também cria um ambiente mais propício ao desenvolvimento das plantas, reduzindo a mortalidade e aumentando o sucesso no replantio”, completa Francisco.

Fonte: Kaísa Romagnoli

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS